Hemodiálise na Poli Lago de Tucuruí transforma rotina de pacientes renais e garante qualidade de vida

Hemodiálise na Poli Lago de Tucuruí transforma rotina de pacientes renais e garante qualidade de vida

15/09/2025 Off Por ASCOM

“Hoje minha vida ficou mais leve. Antes, eu passava 13 horas entre ida e volta até Marabá para fazer hemodiálise. Chegava exausto, sem forças para estar com a minha família. Agora, com o tratamento em Tucuruí, tenho tempo e disposição para viver com dignidade”, conta Jonas de Sousa Pinto, 30 anos, mototaxista e morador do município.

Jonas é um dos 60 pacientes renais crônicos atendidos regularmente pela Policlínica Lago de Tucuruí, unidade do Governo do Pará, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA). O serviço de hemodiálise implantado no município mudou a realidade de quem antes precisava percorrer centenas de quilômetros para garantir o tratamento que substitui a função dos rins.

Atuação – “Atualmente, o serviço atende 60 pacientes renais crônicos em tratamento regular de hemodiálise. Antes da implantação do serviço de hemodiálise em Tucuruí, muitos pacientes precisavam enfrentar longas viagens até Marabá, que era o centro mais próximo, ou até mesmo mudar-se para outras cidades para realizar a Terapia Renal Substitutiva. Essa situação causava grande desgaste físico, emocional e financeiro. Com a implantação do serviço na Policlínica Lago de Tucuruí, conseguimos reduzir de forma significativa esses deslocamentos, garantindo mais conforto, segurança e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias”, explica o nefrologista Ney Junior Fernandes Barros, responsável técnico pelo setor.

O atendimento é feito com 30 equipamentos de hemodiálise, sendo 28 máquinas na sala branca e duas na sala amarela. As sessões acontecem de segunda a sábado, em dois turnos, oferecendo cobertura adequada à demanda regulada e dando segurança para quem depende do tratamento.

Segundo o especialista, os benefícios para os pacientes vão além da proximidade. “Eles relatam melhora no bem-estar físico, mais disposição no dia a dia, redução da fadiga causada pelas longas viagens e, principalmente, a sensação de acolhimento proporcionada pela equipe multiprofissional. A proximidade do tratamento permite que mantenham uma rotina mais equilibrada, com mais tempo para a família e para atividades pessoais”, relata Ney Junior.

Essa dimensão do cuidado é reconhecida por quem convive diariamente com o serviço. “A equipe é muito dedicada. Recebo acompanhamento constante dos nefrologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicóloga e nutricionista. Esse apoio faz toda a diferença, porque não é apenas a máquina que trata, mas também o cuidado e apoio humano”, afirma Jonas.

Com a presença da hemodiálise em Tucuruí, a Policlínica reforça o compromisso do Governo do Pará em descentralizar serviços de alta complexidade e garantir acesso à saúde pública com qualidade, acolhimento e humanidade.

Resultados – Para Léia Sandim, diretora da Policlínica Lago de Tucuruí, o serviço traz esperança de vida aos usuários. “Entre janeiro e agosto de 2025, já realizamos mais de 5.533 sessões de hemodiálise na Policlínica de Tucuruí, o que mostra a relevância e o impacto desse serviço para a região. Cada número representa uma vida cuidada, uma família acolhida e a garantia de que a saúde pública do Pará chega de forma mais próxima e humana às pessoas que mais precisam. Nosso compromisso é continuar ampliando o acesso, fortalecendo a qualidade do atendimento e garantindo que cada paciente se sinta assistido com dignidade”, finalizou a gestora.

Texto de Roberta Paraense