HGT adere ao Junho Vermelho e realiza 150 exames para tipagem sanguínea

HGT adere ao Junho Vermelho e realiza 150 exames para tipagem sanguínea

30/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

A ação de educação em saúde foi oferecida na área do Pronto Atendimento

Em alusão ao Junho Vermelho, que alerta a população brasileira sobre a importância da doação voluntária de sangue para abastecimento dos estoques de sangue da hemorrede brasileira, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, promoveu ação de educação em saúde, nesta terça-feira (29), com esclarecimentos sobre a importância desse ato solidário, além de realizar 150 exames para tipagem sanguínea, entre colaboradores, usuários e acompanhantes do HGT.

Eles os beneficiados estava o agricultor Osvaldino Moraes de Souza, 53, que parabenizou a iniciativa da gestão do hospital. “Isso é ótimo. Vocês estão de parabéns. É muito importante saber o tipo de sangue. Assim que possível vou doar sangue em favor daqueles que precisam”.

A ação de educação em saúde foi oferecida na área do Pronto Atendimento (P.A) e nas demais áreas de atendimento do HGT, na terça-feira,  8h30 às 12h; e das 14h30 às 18h. Paralelamente, houve palestras aos públicos interno e externo, ministradas por profissionais da unidade hospitalar sobre a importância da participação de todos no processo da doação de sangue. A ação é conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio da equipe da Agência Transfusional e do Laboratório.

De acordo com a coordenadora do GTH, a pedagoga Ana Elizabett Gomes, com Agência Transfusional (AT) própria, a gestão do hospital investe em ações de educação em saúde para estimular, constantemente, a doação d sangue entre colaboradores e acompanhantes de pacientes.

“Atuamos com repasse de informações sobre este ato solidário como critérios para se tornar doador, locais onde há serviços de coleta no na região e no Pará , além dos benefícios para quem dependem desse ato solidário para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida”, destacou a profissional.

De janeiro a maio deste ano, a equipe multiprofissional do HGT realizou 747 cirurgias, 20.145 atendimentos na Urgência/Emergência e 203 transfusões de sangue em pacientes atendidos na unidade hospitalar.

Estrutura – Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do estado, administrado  pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade está ana Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/HGT
Foto: Divulgação