HGT alerta usuárias sobre a importância do Teste do Pezinho no dia alusivo ao tema

HGT alerta usuárias sobre a importância do Teste do Pezinho no dia alusivo ao tema

07/06/2022 Off Por Roberta Vilanova

Exame ajuda a identificar distúrbios e doenças em fase pré-sintomática de recém-nascidos, facilitando tratamento

Referência em Maternidade no sudeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) celebrou nesta última segunda-feira (6), o Dia Nacional do Teste do Pezinho, alertando e conscientizando as mães usuárias e acompanhantes, no leito hospitalar, sobre a importância de realizar o exame preventivo no bebê.

Aproveitando a ocasião, outros importantes exames aos pequeninos também foram destacados, como os testes da orelhinha e da linguinha. A ação de educação em saúde foi conduzida pela fonoaudióloga Sinthia Leão, tendo como apoio o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Na prática, o exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e segundo dados do Ministério da Saúde (MS), durante todo o ano no Brasil, o teste do Pezinho é feito em cerca de 2,4 milhões de recém-nascidos. Seu objetivo é identificar distúrbios e doenças em fase pré-sintomática, ou seja, em tempo oportuno para iniciar o tratamento adequado, minimizando os danos à criança.

Ainda de acordo com o MS, entre as doenças diagnosticadas destacam-se o hipotireoidismo congênito e a doença falciforme. Juntas, essas patologias correspondem por 77% dos casos identificados no teste do Pezinho. “Respectivamente, é uma redução na produção do hormônio da tireoide, que pode levar ao retardo mental; e a segunda, reduz a capacidade das hemácias transportarem oxigênio pelo organismo, provocando assim fraqueza, apatia e dor generalizada”, esclareceu o médico Ananias Manoel, diretor técnico do HGT.

Segundo o profissional, o período ideal para a realização do exame é entre o 3° e o 7° dia de vida, tempo em que o recém-nascido já foi alimentado de modo suficiente para evitar resultados falsos nas doenças dependentes de amamentação para sua identificação.

“Sugerimos, no entanto, que o Teste do Pezinho seja realizado o mais brevemente possível a partir do 3º dia de vida e de preferência antes de completar um mês, uma vez que, o sucesso do tratamento é dependente da precocidade do diagnóstico. A Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal (SBTEIM) recomenda esse período”, finalizou.

Participante na ação, dona Maria Irene Arruda, de 39 anos, acompanhante de sua filha que fez um parto na madrugada desta segunda, achou válida a campanha divulgada nos leitos pela unidade hospitalar.

“Muito importante expor esse assunto porque existem mães jovens que não sabem a importância do exame. É bom explicar a elas e conscientizar a realização para prevenir o bebê de doenças. O meu neto com certeza vai fazer”, pontou.

Nos primeiros cinco meses de 2022, o HGT já realizou 560 partos. Somente no ano passado, a unidade hospitalar conduziu 1.636 procedimentos desse tipo.

Estrutura – O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Foto: Divulgação