HGT aplica protocolo de Abreviação de Jejum e beneficia usuários no pré-operatório

HGT aplica protocolo de Abreviação de Jejum e beneficia usuários no pré-operatório

03/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

A conduta que tem como objetivo acelerar a recuperação pós-operatória do paciente.

Com o intuito de melhorar, cada vez mais, a assistência prestada aos usuários da região, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) implantou a “Abreviação de Jejum” aos usuários que estão internados, aguardando uma cirurgia. No procedimento, ocorre a resposta metabólica ao trauma, que é potencializada pelo jejum pré-operatório prolongado, a abreviação do jejum pré-operatório consiste em uma conduta que tem como objetivo acelerar a recuperação pós-operatória do paciente. Assim, para abreviar o jejum pré-operatório, bebidas contendo carboidratos têm sido utilizadas e recomendadas, devido ao rápido esvaziamento gástrico e a melhora da resistência à insulina relacionada com o trauma cirúrgico.

Katrine Mayanne, nutricionista Clínica do HGT, explica que o protocolo de abreviação de jejum é indicado a pacientes adultos internados que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, exames de imagens com acompanhamento de anestesista e exames de endoscopia e colonoscopia. “Com melhora na recuperação do pós-operatório e pós-exames, conseguimos minimizar o estresse catabólico dos usuários”, finalizou.

Aplicação:  A abreviação de jejum será direcionada aos pacientes internados, maiores de 12 anos, que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos e hemodinâmicos eletivos, exames de imagem, quando há necessidade de 8h de jejum, como a endoscopia e colonoscopia. O protocolo pode ser realizado de 6h a 3h antes do procedimento agendado.

Amanda Beatriz Costa, 21, paciente que realizou cirurgia no HGT, diz que o período de jejum antes da cirurgia é muito difícil e esse novo protocolo vai trazer mais bem-estar aos futuros pacientes do hospital. “Estar em jejum para realizar uma cirurgia é algo que, para mim, foi bem difícil, principalmente pela sede. Estar sem comer, nem beber nada, é algo que nos deixa mal. Esse novo protocolo de abreviar o jejum vai ajudar muito e acredito que depois da cirurgia também, por não estarmos tão enfraquecidos”, comentou a dona de casa.

Para abreviar o jejum pré-operatório são utilizadas bebidas contendo carboidratos

Resultado: O novo protocolo objetiva reduzir a irritabilidade dos usuários; melhorar o processo de cicatrização; a melhora da resistência insulínica; diminuição da sede, fome e ansiedade; promoção do aumento de força muscular e preservação de massa magra no pós-operatório, menor resposta catabólica ao estresse cirúrgico.

O diretor Técnico do HGT, o médico Marcello Ferreira, acrescenta que o protocolo multiprofissional de Abreviação de Jejum engloba as ações gerenciadas pelo HGT em favor da melhoria contínua do serviço prestado. “A partir do protagonismo da Nutrição Clínica, caminhamos para aumentar nosso potencial de impacto positivo no peri e no pós-operatório dos nossos usuários”, pontuou.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Estrutura: O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Texto: Pedro Amorim/HGT

Fotos: Divulgação