HGT homenageia usuárias grávidas pelo Dia da Gestante

HGT homenageia usuárias grávidas pelo Dia da Gestante

14/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O projeto visa ainda desenvolver uma cultura de humanização em todas as práticas de atenção e gestão

Antecipando as comemorações pelo Dia da Gestante, festejado no domingo (15), o Hospital Geral de Tailândia (HGT) homenageou as usuárias gestantes que estavam em atendimento na unidade hospitalar durante esta sexta-feira (13), quando foram distribuídos 16 kits gestante com toalha personalizada e material de higiene pessoal.

A ação faz do projeto “Laços de Amor” que tem o intuito de fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo às futuras mamães mais segurança na assistência obstetrícia antes, durante e no pós-parto. O projeto visa ainda desenvolver uma cultura de humanização em todas as práticas de atenção e gestão.

Com uma gestação gemelar, que ocorre quando os ovários liberam dois óvulos e cada um é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos), a dona de casa Deusimar Lima Silva, 30 anos, foi uma das contempladas com a homenagem e recebeu seu kit gestante composto por uma tolha personalizada, sabonete, antitranspirante, sapatinhos para os bebês e um elástico para cabelo.

“Adorei o carinho de todos aqui, que cuidaram muito bem de nós três. Fiz parto cesariano e está tudo bem comigo e meus filhos. Agradeço a todos”, disse a usuária, que deu entrada no HGT no último dia 13. Essa foi sua segunda gestação e a primeira de gêmeos, um menino e uma menina. Residente no bairro Jardim Primavera, em Tailândia, ela deve ter alta neste domingo.

De acordo com o gerente assistencial do HGT, o enfermeiro Dimas Rezende Júnior, Hospital Geral de Tailândia é referência no atendimento em obstetrícia com maternidade 24h, às usuárias da mesorregião do nordeste paraense, vinculadas aos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia e Tomé-Açu.

“Nossa equipe multiprofissional é capacitada constantemente para oferecer um atendimento seguro, de qualidade e humanizado às gestantes e puérperas, inclusive com realização de partos normal e cesariano, atendimento de obstetrícia e pediatria”, destacou Dimas Rezende ao ressaltar que a gestante pode contar no HGT com sala de parto cirúrgico e uma sala de parto normal; três  leitos de pré-parto, além de uma enfermaria com oito leitos exclusivos para puérperas em alojamento conjunto com seu bebê e acompanhante. O HGT atende também pacientes de outros municípios encaminhadas pela Regulação.

Profissionais de saúdecom os kits par serem entregues às mães

Atendimento humanizado – Além da equipe capacitada e estrutura hospitalar, gestantes e puérperas podem contar com projetos de humanização, entre eles destaca-se o projeto “Laços de Amor”, que foi implantado na unidade hospitalar em 2017, e passou por uma nova edição este ano.

A atual coordenadora do projeto, a psicóloga Eudileia Santana, disse que no HGT  “o projeto oferece acolhimento às mãezinhas e às famílias dessas gestantes para conhecimento do fluxo de atendimento do hospital, desde a entrada na Urgência/Emergência, até o parto. Aqui, elas têm prioridade. Não entram em filas e têm direito a acompanhante em todo o processo”

Dentro desse processo de humanização, as usuárias que buscam assistência do hospital são orientadas, entre outros aspectos, sobre a importância de uma  gravidez saudável para mãe e bebê e, o primeiro passo é procurar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), imediatamente ao saber da  gravidez e seguir todas as orientações do pré Natal. “Só assim a gestação ocorrerá de forma segura garantindo boa saúde para a mãe e o bebê”, observou Eudileia Santana.

Ação realizada na última sexta-feira (13) presentou mães com kits personalizados e faz parte do projeto de humanização no atendimento Laços de Amor

Dados de atendimento – De janeiro a julho deste ano, a equipe multiprofissional do HGT realizou 934 partos, sendo que 617 normais e 317 cesáreos. No mesmo período, também foram realizados 427 atendimentos ambulatoriais na especialidade de Pediatria, e 118 internações na referida especialidade.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Sespa. A unidade fica localizada na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

 

Texto: Vera Rojas/HGT

Fotos: Ascom/HGT