Hospitais públicos do Pará lideram os primeiros lugares em campanha nacional de boas práticas sustentáveis

Hospitais públicos do Pará lideram os primeiros lugares em campanha nacional de boas práticas sustentáveis

27/02/2025 Off Por Roberta Vilanova

HGT tem se destacado na promoção de boas práticas ambientaiscom a inclusão da Horta Hospitalar

Seis hospitais públicos do Governo do Pará participaram, pela segunda vez, do projeto denominado “Guardião Azul”. A segunda fase da campanha “Ciclo 2024: Resultados e Impactos Ambientais”, é uma mobilização nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e da vida.

O 1º lugar com 168 pontos ficou com a gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém; o 2º lugar com 164 pontos foi conquistado pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o 3º com 162 pontos, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema.

Jardinagem e manejo de de plantas e adulbos naturais e isento de agrotóxicos

O diferencial desta segunda campanha é que todas as unidades participantes no Pará, obtiveram a pontuação e atingiram  a categoria Ouro ao cumprirem as metas de ações ambientais definidas para Guardião Azul, que incluem ainda o Hospital Geral de Tailândia (HGT) com 159 pontos; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, com 149 pontos; e o Hospital Jean Bitar (HJB), na capital paraense, com 126 pontos. As pontuações obtidas geraram 928 ações sustentáveis em respeito à vida, em 2024.

Todas essas unidades pertencem ao Governo do estado, são administradas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O projeto ambiental foi idealizado pela Organização Social, que coordena a campanha nacional, que está em sintonia com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro deste ano na capital paraense.

Comissão de Sustentabilidade do HJB vai até a comunidade estimular a preservação ambiental

Cada ponto obtido pelas unidades equivale a ações para reduzir impactos ambientais, otimizar recursos e tornar a gestão hospitalar mais sustentável, seja no consumo de água, gestão de resíduos ou eficiência energética. Foram cumpridos os seguintes temas: questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade. Importante ressaltar que ações são conduzidas pelas Comissões de Sustentabilidade das respectivas unidades de saúde.

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, parabeniza as unidades hospitalares pelo excelente desempenho no projeto “Guardião Azul”. “Isso demonstra que os gestores e colaboradores estão comprometidos com as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, com o futuro do nosso planeta e, em especial, com a saúde e bem-estar da nossa população”, comentou.

Kleidiane Azevedo, Fred Azevedo (jardineiro) e Jéssica Pantoja no Jardim Sensorial do CIIR

CIIR – A competição contou com a intensa atuação da equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação, mobilizando ações voltadas à preservação e ao cuidado com o meio ambiente, alinhando responsabilidade ecológica e saúde pública, aliada à qualidade na assistência e ao cuidado centrado na pessoa.

Aprovação – Jéssica Pantoja, 34 anos, é mãe de Eloane Pinheiro, 16 anos, usuária com paralisia cerebral assistida pela Reabilitação desde 2024. Dona de casa, ela vem ao CIIR duas vezes por semana para acompanhar a filha em consultas, exames e sessões de fisioterapia. Ao receber mudas de plantas dos profissionais do Jardim Sensorial, destacou a importância das ações sustentáveis promovidas pela Comissão de Sustentabilidade ao longo do ano.

“Hoje, recebi algumas mudas de cheiro-verde e outras plantas ornamentais, que amo. Entre outras ações realizadas, já participei da oficina de sabão ecológico, que considero muito importante, pois ocupa mais o nosso tempo aqui, nos ajuda bastante e ainda fomenta a preservação do meio ambiente, além de promover a interação social com outras pessoas”, ressaltou a moradora de Igarapé-Miri.

A diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, agradece o apoio para a conquista de mais um reconhecimento ambienal

A diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, agradece o apoio essencial na Corrida Ambiental 2024. “Essa conquista reflete o esforço coletivo e o compromisso dos colaboradores com a sustentabilidade e um futuro mais verde. Parabenizamos, especialmente, todos os nossos colaboradores e demais unidades participantes. O verdadeiro vencedor dessa competição é a sociedade, que se beneficia da ação conjunta em prol de um mundo mais sustentável. Vamos seguir avançando, unidos, em busca de um amanhã mais verde!”, ressalta a gestora ao estender o agradecimento ao apoio do Governo do estado, via Sespa, no investimento às ações sustentáveis em favor da vida.

HRPM – A gestão reforça seu compromisso com a sustentabilidade, abrangendo desde o uso de energias renováveis até o aproveitamento de água. Essas iniciativas não apenas contribuem para a preservação ambiental, mas também promovem a saúde e o bem-estar da comunidade, consolidando o hospital como referência em práticas inovadoras para um futuro mais sustentável.

Aprovação – Daniela Braga Moura, 29 anos, conta que desconhecia os projetos sustentáveis do HRPM, mas, durante sua internação, teve a oportunidade de conhecer as iniciativas e acompanhar de perto o trabalho da Comissão de Sustentabilidade.

“O que mais me chamou a atenção foi a variedade de alimentos que são produzidos na horta hospitalar, que são utilizados na nossa alimentação. Através dessas atitudes os usuários podem aprender aqui e levar para a rotina, fazendo pequenas mudanças no modo de viver e contribuir para uma melhoria no mundo. Sustentabilidade é o cuidado e mudanças que são feitas para ajudar o meio ambiente, parabéns ao hospital. O HRPM oferece um bom atendimento, nos ajuda muito com nossa saúde e bem-estar”, pontuou a autônoma.

Diretora Executiva do HRPM, Jusciely Pereira Machado

Jusciely Pereira Machado, diretora Executiva do Hospital Regional do Marajó, não esconde sua grande satisfação ao ver o HRPM entre os destaques da campanha Guardião Azul. “Esse reconhecimento reflete nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na gestão hospitalar. Agradeço nossa equipe pelo empenho em otimizar recursos e reduzir impactos, reafirmando nosso papel na construção de um futuro cada vez mais sustentável para a saúde do Marajó e do Pará”, disse a gestora.

Comissão do Regional dos Caetés

HRPC – Para o diretor executivo do HRPC, Juliano Botero, a conquista reflete o engajamento da equipe e a evolução dos projetos ambientais desenvolvidos no hospital. “Esse reconhecimento é um marco para a instituição. Em 2023, ficamos em 5º lugar e, agora, avançamos para o 3º lugar no pódio. Isso demonstra a dedicação da Comissão de Sustentabilidade e de todos os colaboradores envolvidos. Parabenizo cada um pelo compromisso e empenho que nos permitiram alcançar essa importante posição”, ressaltou.

Os projetos ambientais do HRPC também impactam diretamente a experiência dos pacientes. É o caso de José da Silva, de 32 anos, que está em tratamento na unidade e participou de um passeio terapêutico no jardim sensorial. “Parabéns à comissão de sustentabilidade pelo trabalho desenvolvido, esse espaço traz uma sensação de bem-estar e tranquilidade. O contato com a natureza me ajuda a aliviar a ansiedade e torna o tratamento mais leve. É um momento especial para nós, pacientes”, destacou.

Texto: Vera Rojas com informações das Ascom das unidades citadas.

Fotos: Divulgação