Hospitais Regionais conquistam Selo Segurança do Paciente 2025 por boas práticas

Hospitais Regionais conquistam Selo Segurança do Paciente 2025 por boas práticas

14/08/2025 Off Por ASCOM

Quatro unidades de saúde da rede estadual receberam, neste mês, o reconhecimento nacional do “Selo Segurança do Paciente/2025”, concedido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). A certificação reconhece instituições que adotam e fortalecem boas práticas na gestão de incidentes, promovendo melhorias contínuas na assistência e elevando a qualidade dos serviços prestados à população.

No Pará, sete unidades de saúde, entre públicas e privadas, foram contempladas com o selo, sendo quatro delas gerenciadas pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). São elas: o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó; o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém.

As unidades contempladas com o Selo Segurança do Paciente atendem a critérios rigorosos, como manter menos de 25% das notificações classificadas como “outra natureza”, categoria utilizada para registrar incidentes que não se enquadram nas principais tipificações, como quedas, infecções ou erros de medicação. Essa redução indica maior precisão na identificação dos eventos e possibilita ações de melhoria mais efetivas.

Conquista reforça o compromisso com a cultura de segurança

Além disso, as instituições devem detectar incidentes em até 7 dias e concluir investigações em no máximo 45 dias. A conquista reforça o compromisso com uma cultura de segurança sólida e com a valorização das boas práticas na assistência à saúde.

HRPM – No arquipélago marajoara, o Regional do Marajó foi uma das unidades certificadas, evidenciando o compromisso da gestão com o aprimoramento contínuo dos processos e a excelência na assistência.

Segundo Maria Iza Gonçalves, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), a unidade utiliza o sistema Epimed para a notificação de eventos adversos, permitindo identificar falhas, riscos e oportunidades de melhoria na assistência. “Todos os colaboradores são treinados para usar a plataforma, com acesso facilitado por QR Code e links nos computadores da unidade. As notificações são recebidas pelo núcleo responsável, que analisa, classifica e encaminha cada caso ao gestor do setor para investigação e implementação de ações corretivas”, explicou.

Selo reconhece ações de saúde integradas, diz enfermeira

A profissional, ainda, acrescenta que esse é um processo contínuo, baseado em uma cultura não punitiva, que valoriza a segurança do paciente como foco central. “O Selo Segurança do Paciente 2025 reconhece o trabalho integrado, diário e comprometido de toda a equipe e liderança do hospital”.

Ao receber a notícia deste novo reconhecimento do Regional do Marajó, o usuário Jurandir Barbosa de Ataíde, 61 anos, destacou que a presença do hospital é essencial, pois evita que ele e outros moradores se desloquem, em grandes distâncias, para ter atendimento especializado e de qualidade.

“Me sinto seguro, porque os profissionais me transmitem confiança. O atendimento é muito bom e todos são gentis e prestativos. Nos atendem sempre que precisamos e confio muito no atendimento de todos”, enfatizou o autônomo.

HRPC – Em 2025, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) renovou o Selo Segurança do Paciente, reafirmando seu compromisso com a qualidade da assistência e a segurança na saúde pública da região.

“Por mais um ano consecutivo, recebemos o Selo Segurança do Paciente, concedido pelo sistema Epimed em parceria com o IBSP. A certificação reconhece as ações e atividades desenvolvidas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pela seriedade e resolutividade na condução dos incidentes ocorridos no setor, bem como pelo empenho da equipe em identificar, analisar e implementar processos de melhoria”, pontuou o gerente assistencial do HRPC, Eduardo Machado.

Ele acrescenta que o reconhecimento nacional garante que a assistência oferecida à população da região dos Caetés é segura, humanizada e de qualidade. “Parabenizamos todas as equipes envolvidas nesta conquista coletiva”, finalizou.

HMUE – O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, também foi reconhecido com o Selo Segurança do Paciente 2025. O certificado atesta o compromisso da unidade pública, que pertence à rede de saúde do Governo do Pará, com as melhores práticas de qualidade e segurança na assistência à saúde.

“Cumprir esses requisitos exige um trabalho contínuo de monitoramento, análise e melhoria de processos. Isso significa que cada área do hospital está comprometida em identificar rapidamente situações de risco, investigar de forma eficiente e adotar medidas que elevem a segurança e a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes”, afirma a gerente de Qualidade do HMUE, Jéssica Pinho.

Assistência – De Vila Canopus, na área rural de Altamira, região do Xingu, Geneci Moreira esteve por mais de 40 dias acompanhando o filho em tratamento no Metropolitano e destacou a qualidade do atendimento recebido. “Fomos muito bem tratados desde o início. Os profissionais nos acolheram com respeito e cuidado, o que fez toda a diferença durante esse período difícil”, afirmou.

Excelência – O Selo Segurança do Paciente é um importante indicador de conformidade com padrões de qualidade, podendo ser utilizado pelo hospital em materiais de divulgação e comunicação institucional. “O reconhecimento reforça o compromisso de todos que fazem parte do HMUE em oferecer um atendimento seguro, de Alta Confiabilidade — ou seja, sustentado por uma cultura organizacional que antecipa riscos, aprende continuamente e mantém padrões elevados mesmo em situações complexas. Nosso trabalho é baseado em protocolos rigorosos e no cuidado centrado no paciente. É um incentivo para continuarmos aprimorando nossos processos e garantindo excelência em cada atendimento realizado”, pontua o médico e diretor técnico do Metropolitano, César Passanezi.

CIIR – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, está entre as unidades estaduais de saúde do Pará a conquistar, pela primeira vez, o Selo Segurança do Paciente 2025. A conquista reconhece o compromisso do CIIR em manter uma cultura sólida de segurança e adotar as melhores práticas institucionais em saúde, garantindo um atendimento seguro e humanizado.

Para a dona de casa Carolina Carvalho, mãe de dois usuários atendidos pela reabilitação no CIIR, a certificação reflete a experiência vivida diariamente na instituição.

“Venho com meus filhos duas ou três vezes por semana e me sinto muito segura. Aqui há sempre profissionais preparados para orientar, sinalização adequada, pisos adaptados e um ambiente pensado para receber todos os usuários. Meu filho mais velho, de 9 anos, é atendido desde 2018, e o mais novo, de 5, desde 2021. Ambos recebem terapias e acompanhamento médico com diversos especialistas. Sinto que eles são muito bem assistidos”, destacou.

Gestão – Para José Neto, diretor Operacional do INDSH/Norte, a conquista do selo de segurança do paciente reforça o compromisso com a segurança, qualidade assistencial e o cuidado centrado na pessoa. “É fundamental que isto seja valorizado, uma vez que visa garantir a qualidade assistencial em unidades de média e alta complexidade no estado. Parabéns a todos os envolvidos, na pessoa dos diretores das unidades do Metropolitano, Capanema, Breves e CIIR”, frisou o gestor, que incentiva que mais unidades adotem o método oferecido pela Epimed, em parceria com o IBSP, favorecendo que, cada vez mais, as unidades públicas do estado aprimorem os seus serviços e a aumentem a segurança do paciente.

Texto de Pedro Amorim, com informações dos assessores das unidades.