Hospital Abelardo Santos conquista o primeiro lugar na Gincana Cidadã

Hospital Abelardo Santos conquista o primeiro lugar na Gincana Cidadã

04/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Servidores na solenidade de premiação da Gincana Cidadã

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, conquistou o primeiro lugar, na categoria Hospitais, na Gincana Estadual Instituição Cidadã 2023, promovida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A premiação foi entregue na manhã desta segunda-feira (4), na sede do órgão, e contou com a participação de gestores, servidores e o público em geral.

A dinâmica solidária é realizada anualmente e tem como objetivo incentivar a doação de sangue entre servidores dos órgãos públicos estaduais. “Ficamos bastante felizes e gratos pela premiação. Já é o segundo ano consecutivo que ganhamos, e para nós isso é muito gratificante. Mais do que a premiação, o melhor é ver o sorriso do paciente e dos familiares nos devolvendo toda essa alegria ao conseguir uma bolsa de sangue através da doação”, ressaltou Edilson Cardoso, enfermeiro atuante na Agência Transfusional do HRAS.

O HRAS contribuiu com a captação de 298 bolsas de sangue

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos realiza, em média, 300 transfusões de sangue por mês. A parceria com a Fundação Hemopa permite sensibilizar os profissionais para o sucesso das campanhas de doação. “Realizamos um trabalho intenso de captação e incentivo à doação de sangue entre nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes, por meio de campanhas. Saber que estamos contribuindo para manter o estoque de sangue do Hemopa em dia é gratificante”, disse Bárbara Freire, diretora técnica da unidade de saúde.

Serviço: O HRAS, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém uma Agência Transfusional que atende 340 leitos, distribuídos pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.

Texto: Ascom/HRAS

Fotos: Divulgação