Hospital Abelardo Santos destaca compromisso com a qualidade e segurança do paciente

27/10/2023 Off Por Roberta Vilanova

Treinamentos e capacitações contribuem para uma rotina assistencial mais assertiva

Permanecer num ambiente hospitalar é um desafio, já que envolve ficar longe de casa e impedido do convívio familiar por algum tempo. Esse é o caso de Taís Soares Dutra, de 30 anos, que é acompanhante da sua mãe, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, e está internada há 113 dias no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém.

Devido à gravidade da situação, elas foram encaminhadas do serviço de saúde do município de Santo Antônio do Tauá, distante a 63 quilômetros da capital paraense, no dia 6 de julho, para o Abelardo Santos. “A qualidade aqui é sensacional, ela foi bem recebida, medicada e atendida por ótimo profissionais em todos os turnos. Eu fiquei realmente impactada com a infraestrutura do hospital e com o todo o suporte e cuidado que recebemos desde quando chegamos”, elogiou.

Para reforçar o compromisso com a qualidade e segurança do paciente, a unidade tem investido em treinamentos capacitações dos profissionais, que refletem positivamente na rotina dos atendimentos.

Capacitação – Fazendo parte do fluxo de capacitações, nesta quinta-feira (26), aconteceu a primeira etapa do treinamento de avaliadores interno, que é uma ferramenta utilizada para a busca da melhoria contínua dentro dos processos de gestão da qualidade.

“O objetivo desse curso é capacitar e qualificar os profissionais da saúde a buscar dentro dos processos de trabalho, melhorias consistentes para alcançar a segurança e a melhoria dos processos. Na prática, ele vai contribuir para assegurar métodos e formas de diminuir os riscos assistenciais aos nossos usuários”, explicou a gerente corporativa da Qualidade, Luciane Oliveira.

No total, serão formados cerca de 51 avaliadores, que na próxima etapa precisaram participar de dois ciclos de auditoria para obterem a certificação do curso. “A importância dessa formação é que toda vez que tivermos visita técnica, auditorias, essas pessoas com o certificado serão convocados para estarem acompanhando e auxiliando no processo de auditoria e avaliação. Além de construir habilidades e competências para entender melhor o universo da qualidade, avaliações e serviços do hospital”, ponderou a coordenadora da qualidade do HRAS, Hellen Monteiro.

A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, destaca que ao longo do ano no hospital, diversas iniciativas que asseguram as medidas segurança nos atendimentos são realizadas. “Buscamos estimular pacientes e acompanhantes a atuarem de forma mais ativa durante o período de tratamento. Isso representa ganhos significativos não somente em termos de segurança, mas na satisfação dos usuários, que terão um atendimento mais assertivo, humanizado e qualificado”, afirmou.

Serviço: O Regional Abelardo Santos é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e Clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas, e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, entre elas, a hidroterapia. Além disso, são realizados 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.

Texto: Ascom/HRAS