Hospital da Mulher do Pará capacita técnicos em radiologia com parceria institucional

Hospital da Mulher do Pará capacita técnicos em radiologia com parceria institucional

07/08/2025 Off Por ASCOM

Nesta quinta-feira, 07, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) promoveu um treinamento especializado voltado aos técnicos em radiologia do Hospital de São Caetano de Odivelas, município localizado na região nordeste do Pará. A capacitação, conduzida pela equipe de engenharia clínica do HMPA, marca mais um passo no fortalecimento da rede estadual de saúde, com foco na qualificação e segurança dos serviços prestados à população paraense.

O treinamento teve como base o uso de um equipamento de raio X móvel digital de última geração. Ao todo, quatro técnicos da unidade de saúde do município participaram da capacitação, que abordou desde aspectos operacionais e de mobilidade até protocolos de limpeza, segurança e análise de imagens.

Para Rayssa Werneck, diretora administrativa do HMPA, a iniciativa reforça o papel estratégico do hospital, por meio da Secretaria de Saúde Publica do Estado do Pará (Sespa) na disseminação de conhecimento técnico. “Nesse contexto, o Hospital da Mulher do Pará configura-se como uma instituição de suporte técnico junto à secretaria estadual de saúde, fortalecendo as relações e o compromisso que o hospital tem com a saúde não só das mulheres de Belém, mas de todo o estado”, ressaltou.

O supervisor da Engenharia Clínica do HMPA, Wladimir de Vasconcelos, destacou a importância do momento como parte de uma estrutura de suporte técnico hospitalar . “Foram repassadas instruções de operação, mobilidade e análise de imagens, além de cuidados essenciais no manuseio do equipamento. Isso reafirma a competência técnica do setor de diagnóstico por imagem do HMPA e o nosso compromisso com a formação e o apoio às unidades da rede estadual”, afirmou.

O equipamento, altamente tecnológico, é projetado para realizar exames em qualquer tipo de anatomia com a mesma eficiência de um aparelho fixo. Entre suas funcionalidades, está a otimização automática da dose de radiação, que protege pacientes e profissionais ao limitar a exposição a uma distância segura de dois metros, além de calcular a técnica ideal de imagem com base na densidade corpórea do paciente.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Daiane Santos, pontuou o impacto positivo da ação. “A vinda de profissionais de outra instituição para capacitação no manuseio do equipamento, fortalece o processo de educação em serviço e promove a integração entre instituições, com foco na melhoria contínua da assistência prestada à população”, concluiu.

Com ações como essa, o Hospital da Mulher do Pará segue consolidando sua missão de ser um polo de excelência em saúde, compartilhando conhecimento e tecnologia em prol de uma assistência cada vez mais qualificada em todo o Estado.

 

Texto: Helem Alves (Ascom/HMPA)