
Hospital de Marabá mobiliza doadores de sangue em corrente de solidariedade
23/09/2025
Doador de sangue reitera a campanha de solidariedade do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP)
Um simples gesto pode se transformar em esperança para muitas famílias. Nos dias 23 e 24 de setembro, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) convida a população de Marabá e região a participar da campanha de doação de sangue. A ação, realizada na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), quer reforçar os estoques e assegurar a continuidade dos atendimentos médicos na região.
A campanha “Deixe sua Marca. Multiplique Vidas” é conduzida pela Agência Transfusional do hospital, em parceria com o grupo “Amigos de Sangue”, que atua no incentivo ao voluntariado. A expectativa é reunir dezenas de doadores e reforçar a solidariedade como elo vital que salva vidas e sustenta a assistência hemoterápica na região.
“Ao doar sangue, a pessoa oferece muito mais do que alguns minutos do seu tempo: ela multiplica vidas. É um ato de amor que ultrapassa o gesto individual e chega até os leitos de pacientes que guardam uma nova chance de recomeçar, com coragem, força, cuidado, dignidade e esperança”, destacou o diretor executivo do hospital, Flávio Marconsini.
O sangue coletado pelo Hemopa é indispensável para o atendimento transfusional nos hospitais de Marabá e região, tendo no Regional uma das maiores demandas por ser, referência em média e alta complexidade no sudeste do Pará. As bolsas são utilizadas nos tratamentos de situações clínicas e cirúrgicas nas alas do Acolhimento, Centro Cirúrgico e Clínicas. Essa rede de cuidado garante assistência contínua, segura e humanizada.

Sangue coletado pelo Hemopa é indispensável para o atendimento transfusional nos hospitais de Marabá e região
Rede de solidariedade
A campanha também é um chamado à união da sociedade em torno da vida. Para a biomédica Amanda Neves, que atua no Regional de Marabá, cada voluntário faz parte de uma corrente essencial. “Quando alguém doa sangue, não ajuda apenas um paciente, mas se torna parte de uma rede que sustenta milhares de atendimentos. É um ato simples, mas de impacto incalculável para quem depende desse gesto de solidariedade”, reforçou.
Já a médica Socorro Leão, responsável pela Agência Transfusional, lembrou que cada doador se torna parte da história de alguém. “O sangue doado hoje pode estar amanhã em um paciente em hemodiálise, em alguém que passou por uma cirurgia de emergência ou em quem luta diariamente pela vida em um leito. É um presente invisível, mas que pulsa dentro de outra vida”, destacou a profissional.
Na campanha do Hospital Regional de Marabá, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), os voluntários que doarem sangue no Hemopa de Marabá devem informar o código 986. O gesto garante que a doação seja direcionada, a instituição contribuindo para manter o abastecimento da unidade e fortalecendo a rede de cuidado.