
Hospital Geral de Tailândia imuniza cerca de 120 bebês por mês com a vacina BCG
01/07/2025
A BCG previne contra as formas graves da tuberculose e é de dose única
Hoje (01), quando se celebra o Dia da Vacina BCG, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) destaca a importância da prevenção de doenças desde o nascimento. A vacina Bacilo de Calmette e Guérin é aplicada nas primeiras horas de vida, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar dos bebês, resultando em uma média de 120 crianças imunizadas por mês.
A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e do Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE do HGT), Elizana Vasconcelos, explica que a BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar) e é produzida com o bacilo de Calmette-Guérin, sendo uma forma enfraquecida da bactéria que causa a doença. Ela ressalta que a vacina é de dose única e que, geralmente, protege para a vida inteira.
“Na maioria das vezes, deixa uma marquinha no braço. Entretanto, se a cicatriz não se formar, não há problema, a pessoa continua protegida da mesma forma. Não há orientação para administração de doses adicionais”.
A profissional diz que é recomendada a aplicação no braço direito (região deltoide), via intradérmica (embaixo da pele), que resulta numa pequena elevação com aparência de casca de laranja, que desaparece cerca de oito horas após a imunização. “Após, aproximadamente três semanas, a região poderá apresentar vermelhidão e pode ocorrer o desenvolvimento de uma pequena ferida, que pode levar até três meses para cicatrizar”, concluiu a especialista.
Para garantir que todos os bebês sejam vacinados nas primeiras horas de vida no HGT, os enfermeiros da Clínica Obstétrica realizam pela manhã uma lista de todos os recém-nascidos que chegam à Maternidade. Em seguida, eles passam de quarto em quarto, explicando o processo de cicatrização da BCG e realizando a aplicação da vacina. Além disso, é administrada a vacina contra hepatite B.
Aprovação- A paciente Alcione Barroso, de 34 anos, internada na Clínica Obstétrica do HGT, após o nascimento do seu segundo filho, destacou a importância de manter as vacinas sempre em dia.
“Eu considero muito importante, porque ajuda a prevenir essas doenças precoces no futuro. Como mãe, sempre faço questão de acompanhar as vacinas e manter o calendário em dia. Eu vou aos postos de saúde para conferir se tem alguma dose atrasada. Aconselho outras mães a estarem sempre atentas também e não deixarem faltar nem atrasar, porque é algo que faz muita diferença na saúde da criança. E o bom é que daqui mesmo do hospital ele já sai com a vacina aplicada”, disse a paciente.
Recomendações – Elizana reforça que os cuidados pós-vacinação consistem em lavar normalmente com água e sabão na hora do banho e secar com toalha limpa, sem esfregar; manter a criança com camiseta de manga para proteger o local de poeira, insetos e para que a criança ou irmão não mexam no local e manter as unhas cortadas e não deixar coçar.
Proteção – A tuberculose é uma doença infecciosa de transmissão respiratória, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Segundo dados da OMS, no Brasil, ocorrem cerca de 70 mil casos novos da doença ao ano e 4,5 mil mortes. A vacina ainda se constitui como a única forma de proteção contra formas graves de tuberculose em crianças.
Serviço – O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.
Texto: Andrey Silva/HGT
Foto: Divulgação