Hospital Geral de Tailândia promove campanha de conscientização e prevenção de doenças IST’s

03/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Colaboradores, usuários e acompanhantes receberam informções sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Na tarde desta quinta-feira (3), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, realizou a sua primeira campanha do mês de fevereiro para alertar colaboradores, usuários e acompanhantes sobre a importância ao combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), já que o carnaval está chegando.

O evento de educação em saúde foi ministrado pela técnica em Enfermagem, Luciene Dias, sob a coordenação da pedagoga Ana Elizabett, que é coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

A palestra, que contou com a distribuição de material educativo sobre o tema, foi realizada nas áreas de atendimento da unidade hospitalar. Entre as participantes da ação estava a dona de casa Valdelice Luz, que aprovou a iniciativa da gestão do HGT.

“Não é comum, aqui em Tailândia, tomarem essa iniciativa. O HGT está de parabéns em abordar este assunto importantíssimo, que não é somente aos jovens, mas ao público em geral. Falar sobre a importância do uso de preservativo  e das doenças infecciosas foi excelente. A palestra deixou um legado: se engravidar, nove meses depois tem um filho, porém, se adquirir uma doença, é para o resto da vida”, analisou.

Ao seu lado estava a sua filha, Thanaine Luz, de 28 anos, grávida de nove meses de seu terceiro filho, onde o parto será realizado no HGT com previsão para nascer nesta sexta-feira (4). A jovem concordou com a abordagem feita pela sua mãe.

“Achei importante a palestra abordar as doenças que são transmitidas sexualmente. Não é somente a AIDS. Quase toda a população só conhece a AIDS, mas agora espero que quem estava acompanhando a palestra tenha aprendido. Tenho dois filhos, um de oito e um de quatro anos de idade, e com certeza, quando crescerem, irei abordar o assunto com eles”, prometeu a usuária que destacou o entendimento da importância do uso de preservativo. “Esse cuidados não são somente para evitar a gravidez sem planejamento, principalmente, às doenças. Existe aquele tabu de mãe e filha não tocarem neste assunto por timidez, no entanto, em casa, a minha mãe sempre conversou comigo. As minhas gestações foram sempre programadas e não inesperadas”, concluiu.

Além do preservativo que previne às doenças, foram citadas entre elas, a Aids, Sífilis, Hepatite Viral e HPV. A ação segue por todo este mês de fevereiro sempre ocorrendo nas Recepções do Ambulatório; Pronto Atendimento (P.A) e Centro Cirúrgico. Em 2021, a equipe multiprofissional do HGT garantiu a realização de 1.636 partos entre normal e cesário.

Hospital Geral de Tailândia

O Hospital que possui 51 leitos disponibiliza ainda Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), nove leitos, sendo seis leitos adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e os de urgência e emergência, em livre demanda, ou ainda, encaminhados pelo SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros (Ascom HGT)