
Hospital Geral de Tailândia promove conscientização sobre gerenciamento de resíduos de saúde
26/10/2023
A iniciativa buscou sensibilizar os funcionários a descartar corretamente os materiais utilizados no hospital
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio de sua Comissão de Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (CPGRSS) realizou durante os dias 25 e 26 de outubro uma ação de educação em saúde com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre a importância do gerenciamento adequado dos resíduos de saúde. A iniciativa buscou sensibilizar os funcionários a descartar corretamente os materiais utilizados no hospital.
A iniciativa incluiu a realização de demonstrações práticas, apresentações informativas e sessões de esclarecimento em todos os setores do HGT. As atividades foram conduzidas por integrantes da comissão, bem como por profissionais do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).
O presidente da CPGRSS, Wemerson Castro explica que o gerenciamento de resíduos de saúde é uma questão crítica em qualquer instituição de saúde, pois o descarte inadequado pode representar riscos tanto para os funcionários quanto para o meio ambiente.
“O correto gerenciamento de resíduos de saúde é uma prática fundamental em qualquer estabelecimento de saúde, e a ação realizada contribui para a promoção de boas práticas e a segurança dos funcionários e pacientes”, finalizou o profissional.
Durante o evento, foram disponibilizadas quatro caixas identificadas da seguinte forma: a caixa verde destinada aos resíduos comuns, a caixa azul para os resíduos químicos, a caixa vermelha para os resíduos infectantes e a caixa amarela para os resíduos perfurocortantes. Os participantes foram convidados a participar da atividade e a descartar seus itens nas caixas correspondentes, tornando o processo mais prático e didático, ao mesmo tempo em que promovia a conscientização sobre a segregação apropriada de resíduos.
Uma das participantes da atividade, foi a enfermeira Eliane Monteiro, que atua na Clínica Médica/Pediátrica do HGT. A profissional compartilhou sua experiencia sobre a ação.

O HGT tem incorporado práticas ecologicamente responsáveis em suas operações diárias
“A iniciativa foi realmente valiosa para nossa equipe. Ela nos proporcionou uma oportunidade única de aprofundarmos nosso conhecimento no que diz respeito ao descarte de resíduos. Ao vivenciarmos as práticas e recebermos informações sobre como separar e descartar de maneira correta, estamos contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável para todos. Acredito que essa conscientização é um passo importante e que todos nós, profissionais de saúde, devemos estar comprometidos com essa responsabilidade”, ressaltou.
A abordagem realizada segue as orientações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula o manejo de resíduos em instituições de saúde no território nacional. Além disso, o HGT incorpora práticas ecologicamente responsáveis em suas operações diárias, incluindo a implementação de coleta seletiva, o armazenamento apropriado de resíduos e a promoção ativa da reutilização de materiais.
O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Texto: Andrey Silva/HGT
Fotos: Divulgação