Hospital Jean Bitar celebra datas alusivas à Segurança do Paciente com profissionais da Unidade

Hospital Jean Bitar celebra datas alusivas à Segurança do Paciente com profissionais da Unidade

14/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Houve dinâmica com perguntas e respostas sobre as Metas de Segurança de Saúde

A “Segurança do Paciente” é um tema tratado com seriedade pelas instituições de Saúde, que visam a qualidade dos serviços prestados por meio dos seus perfis assistenciais e, para institucionalizar medidas que garantam que os pacientes tenham um atendimento seguro, em abril de 2013, foi lançado pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos que prestam esse tipo se serviço dentro do território nacional, sejam eles públicos ou privados, de acordo com prioridade dada à segurança do paciente em estabelecimentos de Saúde na agenda política dos estados-membros da OMS e na resolução aprovada durante a 57ª Assembleia Mundial da Saúde.

A partir dessa data, o 1° de Abril passou a se comemorado como o Dia Nacional da Segurança do Paciente, que neste ano, teve dupla celebração, por se tratar do aniversário de 10 anos de PNSP. No Hospital Jean Bitar (HJB), nessa quarta-feira (13) pela manhã e à tarde, foi um dia especial para reforçar sobre a cultura de Segurança do Paciente, que vem sendo consolidada entre os seus profissionais. A celebração dessas datas aconteceram por meio da ação do Núcleo de Qualidade e Segurança do paciente (NQSP), que realizou uma dinâmica com perguntas e respostas sobre as Metas de Segurança de Saúde, com o apoio da gerência Assistencial e participação das coordenações de Clínicas, Farmácia e Apoio.

A ativiade foi realizada em todos os andares do Hospital, e no anexo Administrativo

A dinâmica foi realizada em todos os andares do Hospital, e no anexo Administrativo, e funcionou a partir do que era direcionado com o arremesso de um dado, que culminava com o destaque em uma das Metas de Segurança do Paciente. Como suporte, havia um cartão contendo as práticas seguras. Conforme o Dado era jogado um colaborador dava a resolução relativa a pergunta sobre a meta e, após isso, era feita a leitura das práticas relacionadas a ela.

De acordo com a coordenadora do NQSP, farmacêutica, Arline Faccin, a ação reforçou os conhecimentos dos profissionais que lidam diariamente com o cumprimento das orientações contidas em cada Meta de Segurança, tendo o foco na assistência segura. Segundo ela, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), e as Comissões do Hospital trabalham diariamente para estimular as práticas assistenciais seguras, no envolvimento do paciente no seu próprio cuidado com orientações ao longo de sua internação.

As orientacões para a consolidação da cultura de Segurança na instituição acontecem constantemente na unidade hospitalar, com treinamentos para toda a equipe de saúde e abordagens sobre o assunto, a exemplo da que foi nessa quinta-feira, em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, e também para celebrar o aniversário de 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente.”Promovemos no Hospital para todos os colaboradores, treinamentos que reforçam as práticas dos protocolos relacionados as metas de segurança, que são elas: identificar o paciente corretamente; Melhorar a eficácia da comunicação; Melhorar a segurança da prescrição, uso e administração de medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; Higienização das mãos para reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde;
Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas e
Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de lesão por pressão.
Como parte das comemorações pelo Ações alusivas ao Dia Nacional da Segurança do Paciente e por 10 anos do PNSP foram realizadas em todo o território nacional, e o HJB, por meio do seu Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e da Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), fez parte das comemorações com essas atividades que aconteceram nessa quinta-feira.

Para o NQSP o grande desafio é estabelecer a cultura de segurança do paciente, sensibilizar os profissionais, a família e o próprio paciente para as questões relacionadas à segurança. A cultura da Segurança possui uma dimenção complexa, como o próprio Programa Nacional define: “A Cultura e segurança onde todos os trabalhadores, incluindo profissionais envolvidos no cuidado e gestores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares. Cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais. Cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança. Cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional. Cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança. E esse é o nosso desafio”, ressaltou a coordenadora.

A programação foi orgaizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do paciente (NQSP)

“Já atuei no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e conheço o objetivo e importância de cada uma das 6 Metas de Segurança para a realização do atendimento seguro. Essas abordagens para reforçar o entendimento de todos a cerca do tema já são massificados constantemente nas áreas assistenciais e nos setores administrativos, mas são sempre muito bem-vindas para jamais esquecermos que todos somos responsáveis pelo resultado final do atendimento dos nossos usuários, que deve ser o mais seguro possível”, ressaltou o colaborador do setor de Prestação de Contas e Estatística, Rodrigo Moraes.

A enfermeira Alexandra do Santos Carmo, gerente Assistencial do HJB, participou da ação e opinou sobre a iniciativa. “As políticas nacionais voltadas para a segurança do paciente são muito importantes. Pois garante uma assistência segura, através de barreiras para evitar danos ao paciente”, disse.

Texto e fotos: Joelza Silva/HJB