Hospital Jean Bitar mantém certificação de qualidade ONA 1

Hospital Jean Bitar mantém certificação de qualidade ONA 1

02/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Funcionários do Hospital Jean Bitar comemoram certificação ONA 1

Nesse último mês, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) manteve o certificado ONA 1, conquistado pelo Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA), em abril deste ano de 2021, após comprovação de que o cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população paraense usuária da instituição continuam sendo assegurados no hospital.

A certificação ONA 1 é um selo de qualidade com reconhecimento nacional conferido às organizações de saúde que cumprem ou superam as exigências da certificadora a respeito dos critérios e padrões de qualidade relacionados à segurança do paciente; estrutura disponível, e à assistência à saúde dos seus usuários.

Os serviços aprovados pela organização acreditadora também são aprovados pelos usuários da instituição.

Ana Lúcia Menezes Maués, mãe do paciente Elson Menezes Maués, aprova os serviços de saúde do HJB

“Meu filho foi acompanhado durante um ano no pré-cirúrgico de cirurgia bariátrica aqui no Hospital Jean Bitar, e todos os profissionais sempre foram muito acolhedores em todos os sentidos. E não me refiro só ao atendimento prestado pela equipe multidisciplinar, mas a todos, de modo geral. Antes da cirurgia, que aconteceu ontem, ele disse que só queria que desse tudo certo, mas reafirmou que estava confiante que tudo daria certo, já que sempre foi muito bem atendido e orientado pela equipe que o acompanhou nesse período. Ele recebeu muitos incentivos de todos da equipe para continuar fazendo a parte dele, para que tudo desse certo, como de fato deu. Não tenho do que reclamar, muito pelo contrário, agradeço e parabenizo a todos pelo excelente atendimento.”

O depoimento de Ana Lúcia Maués de Menezes, mãe do usuário do HJB, morador de Belém (PA), Elson Maués de Menezes, 27 anos, evidencia que os serviços de saúde prestados à população paraense usuária da instituição, continuam sendo assegurados no hospital, seis meses após ser reconhecido nacionalmente com pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a certificação ONA; e que a renovação da certificação foi uma consequência da melhoria contínua dos serviços ofertados à população.

Hospital Jean Bitar tem o reconhecimento nacional conferido às organizações de saúde que cumprem ou superam as exigências da certificadora

“Quero também destacar a organização do hospital, o controle da entrada de objetos e alimentos, que contribui com a segurança dos acompanhantes e, principalmente, do paciente, a partir do momento que controlam o acesso de pessoas, e ainda evitam proliferação de insetos que podem causar infecção dentro do hospital. A limpeza do hospital é outro fator positivo; assim como a agilidade da equipe de enfermagem em comparecer quando é solicitada, além disso, me chamou atenção saber que o repasse de informações por parte do médico acontecem no hospital. Nem sempre é assim em hospitais públicos; inclusive, em nada o “Jean Bitar” se assemelha a hospitais públicos. Essa opinião também poderia ser repassada pelo meu filho, que sempre elogiou o atendimento que recebe aqui”, acrescenta a mãe de Elson.

Gestores e colaboradores do Hospital celebram a renovação da certificação de qualidade ONA 1

Processo de renovação da certificação ONA 1 – A visita de Acreditação no primeiro semestre deste ano foi finalizada com um Plano de Ação deixado pela Health Service Accreditation (IQG) – maior instituição acreditadora credenciada pela ONA- e, a partir de então, houve um planejamento com a equipe do HJB, envolvendo as áreas descritas no documento, para que fosse cumprido durante o processo de manutenção ONA 1, e nesse último mês, a organização acreditadora acatou o parecer do IQG em favor da renovação da certificação, com base no entendimento de que o hospital mantém os padrões de qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados na Unidade.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HJB, farmacêutica Arline Faccin, no processo de manutenção, o IQG avaliou se as ações de melhoria estavam sendo mantidas no Hospital nesses últimos 6 meses, após o recebimento da certificação de Qualidade ONA 1, ou se houve algum retrocesso relativo à qualidade e segurança do paciente do HJB,

“O processo ocorreu de forma remota, no qual os gestores das diversas áreas do hospital foram entrevistados pelos avaliadores do IQG, considerando todos fatores e requisitos inerentes à qualidade e assistência à saúde aos usuários da instituição, e, por meio das sabatinas, buscaram a comprovação de padrões e requisitos que demonstrassem que a instituição promove a qualidade e a segurança assistencial. Entre os fatores analisados estão os relacionados à gestão organizacional; atenção ao paciente; diagnóstico e terapêutico, gestão de apoio; comissões hospitalares e ações de segurança do paciente”, informa a coordenadora.

A unidade de saúde do governo do Estado investe no aprimoramento dos serviços oferecidos à população

Ainda conforme Arline Faccin, no período entre a certificação e a renovação da certificação ONA 1 foram realizadas várias ações de melhoria como: revisão do mapeamento de processo de cada setor, e ações para um cuidado centrado no paciente. Algumas dessas ações foram destacadas e bem recebidas pelo IQG, tais como a comemoração do aniversário do paciente; inserção do açaí na dieta dos usuários internados sem restrição alimentar, além dos treinamentos para melhorar a segurança do paciente em âmbito hospitalar.

Para a gerente Assistencial do HJB, Alexandra do Carmo Santos, a manutenção da certificação demonstrou que o HJB cumpre requisitos que promovem a eficácia e a segurança da assistência. “A renovação do reconhecimento em nível nacional, reafirma o compromisso da instituição perante a qualidade e a segurança dos processos para o melhor atendimento ao paciente. O IQG não só realizou o acompanhamento do processo de manutenção para verificação de como estava o hospital após a conquista do certificado de acreditação ONA 1, mas também pontuou novos desafios. Nesse período, fomos nos preparando e melhorando os nossos processos. É muito importante a acreditação hospitalar, justamente por permitir essa melhoria contínua dos serviços prestados”, enfatizou a gerente assistencial.

De acordo com o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a manutenção do nível 1 em Acreditação ONA no Hospital Jean Bitar, só consolida os “excelentes resultados” nesses últimos anos, em prol dos atendimentos da população paraense. “Passamos recentemente, assim como em todo o Brasil, dificuldades nunca antes atravessadas frente a um problema desconhecido, mas serviu para nos unir como equipe cada vez mais e acima de tudo, apesar da grande batalha que foi, nos deu forças para planejarmos e construirmos serviços cada vez mais consolidados para atendermos os nossos usuários. Agradecemos e parabenizamos a brilhante equipe do hospital Jean Bitar, e o reconhecimento do Estado do Pará perante os serviços prestados pelo HJB. Parabéns a todos. Parabéns estado do Pará”, declara o diretor executivo.

Serviço: O Hospital Jean Bitar é um órgão de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém

Texto e fotos: Joelza Silva/HJB