Hospital Jean Bitar promove ações educativas para melhorar qualidade de vida

Hospital Jean Bitar promove ações educativas para melhorar qualidade de vida

05/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Distribuição de material educativo para usuários do Hospital Jean Bitar

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde – 5 de Agosto, o Hospital Jean Bitar (HJB), em parceria com a Faculdade Estácio/Belém, promoveu ação educativa em saúde para usuários, acompanhantes e funcionários, por meio de palestras sobre alimentação saudável, vida mais ativa e com maior qualidade. As ações ocorreram nas áreas de atendimento do Hospital. Para os funcionários houve palestras no auditório, que contou com um momento de ginástica laboral.

As atividades foram realizadas por acadêmicos e professores da Estácio. O evento envolveu cerca de 100 pessoas, pela manhã e à tarde. Houve aina distribuição de folder com orientações sobre o tema.

Édipo Alves, beneficiado pelo Programa Obesidade Zero, aprovou a iniciativa

Integrante do Programa Zero Obesidade, do Governo do Pará, o usuário Édipo Alves, 33 anos, foi um dos beneficiados pela iniciativa conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HJB. “Achei ótimo, principalmente porque estou no processo para realizar minha cirurgia bariátrica no ‘Jean Bitar’. O atendimento da equipe é excelente, e já perdi 12 quilos. Agora estou no retorno para marcar a data da cirurgia, e hoje agreguei mais conhecimentos sobre alimentação saudável. Este folheto mostra, inclusive, certos alimentos que a gente deve evitar. Vou aderir às orientações”, disse o usuário, informando que está no programa desde fevereiro e logo passará pela cirurgia.

Incentivo – Após participar da aula sobre “Consciência corporal e a importância de uma vida ativa”, o funcionário Edicarlos Silva Barbosa, 36 anos, do setor de Manutenção, disse que se sentiu mais incentivado a praticar atividades físicas para melhorar a qualidade de vida. “Essa proposta de humanização vai ajudar todos os colegas de trabalho. Isso é muito importante, e deveria ser realizada com mais frequência. Esse tipo de evento nos faz sentir mais importantes, e eleva o nível de qualidade no ambiente de trabalho. Todos estão de parabéns!”, acrescentou.

Segundo Thatyelle de Araújo Pantoja, coordenadora do Serviço de Dietética e Nutrição do HJB, a ação de humanização teve o objetivo de promover a conscientização entre usuários e funcionários sobre a importância do equilíbrio corporal, visando promover a autonomia nas escolhas dos alimentos e a busca pelo equilíbrio associada ao movimento do corpo.

“A realização do evento foi pensada com atividades que envolvessem nutrição, educação física e fisioterapia, por se tratarem de áreas que nos orientam a alcançar o nosso objetivo maior: mais qualidade de vida”, explicou a coordenadora, destacando que durante as abordagens foi enfatizado, por exemplo, que a correria do dia a dia pode ser desacelerada com ginástica laboral guiada por especialistas. Agradecemos o empenho de todos e a parceria com a Faculdade Estácio”, disse a profissional.

O trabalho da equipe multiprofissional foi ressaltado pelo diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda. “Nossa assistência vai mais além, e envolve a humanização para levar às pessoas informações sobre bem-estar e qualidade de vida. A nossa missão é cuidar, e isso engloba também a satisfação de quem trabalha, recebe atendimento ou transita pelo Hospital. Vamos intensificar ações dessa natureza. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o gestor.

Equipe multiprofissional do HJB e da Faculdade Estácio Belém

Programação – Das 8 às 11 h, em estandes montados nas áreas de atendimento, houve repasse de orientações nutricionais e entrega de folder. Das 09 às 09h45, e das 09h45 às 10h30, a programação foi voltada aos funcionários, na área aberta do Hospital, com aula sobre “Consciência corporal e a importância de uma vida ativa”, ministrada pela professora de Educação Física Caroline Castelo, e com o fisioterapeuta Ramon Lima, ambos da Faculdade Estácio.

Das 16 às 17 h foram ministradas palestras sobre “Alimentação Saudável”, com a professora Romênia Estrela, enquanto o professor Gabriel Paes abordou o tema “Saúde, produtividade e cultura corporal de movimento”.

Serviço: O Hospital Jean Bitar é um órgão de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Vera Rojas/HGT
Fotos: Divulgação