
Hospital Materno-Infantil convoca mulheres para doação de leite humano na unidade
14/03/2024
O leite materno doado é utilizado para amamentar bebês internados na unidade
Rico em nutrientes e vitaminas específicas para a saúde de bebês recém-nascidos, o leite materno é um aliado à saúde e o afeto, sobretudo, aos prematuros que necessitam de atenção redobrada com a alimentação para o ganho de peso. Diante da necessidade do alimento, o Hospital Materno Infantil de Barcarena – Dra. Anna Turan (HMIB), localizado na região do Baixo Tocantins, convoca as mulheres para a doação de leite humano. O pedido é devido o registro de queda nos estoques da unidade hospitalar.
O leite materno doado é utilizado para amamentar bebês internados na unidade que, por algum motivo, não conseguem ser totalmente alimentados pelo leite das próprias mães.
“Ano passado, tivemos um número histórico de doações para a unidade. Mas, já no final do ano, próximo às festas, percebemos uma queda, que continuou em janeiro, período de férias escolares e do Carnaval que, tradicionalmente, já é esperado, por conta do final de semana prolongado”, explicou a gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma.
A unidade de saúde, que pertence ao governo do Estado, é referência para gestantes e bebês de 11 municípios do interior paraense, sendo um dos cinco hospitais públicos com banco de leite humano, e o único que atende às demandas de pacientes da região do Baixo Tocantins.

Doação é importante para abastecer banco
Importância – As doações de leite materno são importantes, pois ampliam as chances de recuperação dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal. O alimento também proporciona uma vida mais saudável ao bebê.
“O leite humano é um alimento considerado ouro para o bebê. Ele traz diversos benefícios, como a prevenção de infecções e a diminuição da mortalidade infantil. O leite materno ajuda no desenvolvimento saudável e protege contra doenças sérias”, observa a nutricionista Thamires Magno, que é responsável pelo banco de leite da unidade.
Em caso dos bebês prematuros ou que nascem com um peso abaixo do normal, a profissional explica que o aleitamento materno fica comprometido devido ao período de internação. E para ajudar, é importante um estoque abastecido.
Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Um litro do alimento doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Logo, não há uma quantidade mínima para doação.
As doadoras de leite humano que já se encontram em suas residências podem doar o leite já nos frascos esterilizados.
Parceria e voluntariado – O HMIB realiza por ano, diversas ações para manter os estoques abastecidos. Para realizar a busca do leite coletado nas casas das mães doadoras, a unidade conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, através do Projeto Social Bombeiros da Vida. Semanalmente, os militares fazem o recolhimento do leite materno e encaminham à unidade, para a utilização, assim como os potes para o armazenamento.
Serviço: Os interessados em doar precisam procurar a recepção da unidade, na Rua José Pinheiro Rodrigues, nº 258, no município de Barcarena, ou entrar em contato pelo telefone (91) 3753-3329.
O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom/HMIB
Fotos: Divulgaação