Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza 3º Wokshop de Prematuridade

Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza 3º Wokshop de Prematuridade

24/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo do evento foi compartilhar e debater os cuidados ofertados aos usuários prematuros desde o momento do parto

Na última semana, os profissionais da área da saúde que atuam nos municípios do Baixo Tocantins, em serviços de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), participaram do 3º Workshop da Prematuridade do Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB).

A ação foi realizada na última quarta-feira (19), com abordagens voltadas aos fatores de risco, cuidados iniciais, alta e ambulatório de seguimento, englobando todos os fatores relacionados à assistência ao prematuro.

O objetivo do workshop foi debater sobre os cuidados primário, secundário e terciário do bebê prematuro, por meio de palestras e experiências sensoriais, proporcionando uma troca de informações sobre segurança e estratégias para a redução da mortalidade neonatal

Mantido pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, o Materno-Infantil promoveu palestras com a equipe multidisciplinar para discutir o desenvolvimento motor, importância do aleitamento materno, cuidados iniciais na sala de parto e transporte do paciente prematuro.

Proporcionar uma capacitação ao público externo, ou seja, aos profissionais da região, demostra a preocupação e empenho que do Materno-Infantil de Barcarena, que atua como referência na região, com a assistência segura e de qualidade ao prematuro,

Para a enfermeira Julinete Vieira, do Hospital Municipal de Barcarena, o workshop foi enriquecedor. “O curso favoreceu o conhecimento, contribuindo para o trabalho de todos do município, além da troca de experiência sobre o melhor tratamento para o paciente”, disse.

“A equipe do HMIB enfatizou, durante a capacitação, o atendimento inicial aos recém-nascidos prematuros em sala de parto e durante o transporte até a nossa unidade, com o objetivo de preservar a saúde, prevenir danos permanentes aos neonatos, assim como, garantir nas primeiras horas de vida uma assistência com qualidade”, explica Nataliel Miranda, coordenador de Enfermagem neonatal da unidade.

Em agosto de 2021, o Materno Infantil se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A unidade é referência no atendimento de gestantes de alto risco e neonatologia para alta e média complexidade no estado do Pará.

Texto: Emanuel Jadir/HOOL

Foto: Divulgação