Hospital Metropolitano incentiva o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama

Hospital Metropolitano incentiva o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama

28/10/2025 Off Por ASCOM

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), realizou, nesta terça-feira (28), uma programação especial em alusão à campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre o câncer de mama, a segunda doença que mais acomete mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Cenário no Brasil – O Inca estima que o País terá 73.610 novos casos até 2025, uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença provoque 18 mil mortes. Embora rara, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.

O evento, promovido pelo setor de Recursos Humanos (RH) e destinado a todas as colaboradoras da unidade, contou com palestras e uma roda de conversa ministradas por uma médica mastologista e uma nutricionista.

Durante o encontro, foram abordados temas como autocuidado, prevenção, diagnóstico precoce e os principais mitos e verdades sobre o câncer de mama, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância da informação para combater o medo e o preconceito em torno da doença.

A médica mastologista Jamilly Souza destacou que o cuidado contínuo e o diagnóstico precoce são essenciais para aumentar as chances de cura. “O diagnóstico precoce faz toda a diferença. Quando o câncer de mama é identificado no início, as chances de cura são muito maiores. Por isso, é essencial manter os exames em dia e adotar hábitos de vida saudáveis. Cuidar de si é um ato de amor e prevenção”, afirma.

Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. A médica enfatiza que a prevenção está entre as atitudes fundamentais para a manifestação deste tipo de câncer, entre eles a realização de exames regulares, incluindo mamografias, especialmente a partir dos 40 anos, alimentação que priorize frutas e vegetais, maior consumo de água e redução de temperos prontos.

A nutricionista Sueane Pacheco ressaltou que a alimentação equilibrada é uma grande aliada na prevenção da doença. “Manter uma alimentação variada e natural é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde. Consumir frutas, verduras, legumes e grãos integrais diariamente ajuda a fortalecer o organismo e reduzir os fatores de risco. Evitar ultraprocessados, controlar o consumo de açúcares e gorduras e praticar atividade física regularmente são atitudes simples, mas com grande impacto na prevenção do câncer de mama”, destacou.

Entre as participantes, a jovem aprendiz, Kaylane Fonseca, diz que o maior aprendizado é estar atenta à saúde. “Achei a palestra muito interessante, porque foi um ótimo incentivo para que as mulheres procurem um médico quando tiverem alguma suspeita. Muitas vezes, principalmente depois que nos tornamos mães ou com a correria do dia a dia, acabamos deixando nossa saúde de lado e esquecemos do básico. Gostei muito da palestra, foi um lembrete importante de que precisamos cuidar mais de nós mesmas”, comentou.

Estrutura – Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

Texto: Alberto Dergan (HMUE)