
Hospital Regional de Oriximiná já realizou mais de 1,7 mil exames de tomografia em 2025
19/09/2025O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) realizou 1.776 exames de tomografia computadorizada entre janeiro e setembro de 2025. O procedimento, que utiliza radiação para gerar imagens detalhadas do interior do corpo, é fundamental no diagnóstico de diversas condições clínicas.
A unidade dispõe também da tomografia com contraste, recurso que utiliza uma substância para realçar órgãos, vasos sanguíneos e tecidos, permitindo identificar tumores, inflamações e alterações vasculares com maior precisão.
A paciente Izeila Melo do Nascimento, de 70 anos, moradora de Oriximiná, foi submetida a uma urotomografia com contraste para investigação de pedra nos rins. “Eu achei bom o exame, fui bem recebida e gostei do atendimento do hospital”, disse ela.
Segundo o diretor técnico do HRMJ, Cláudio Almeida, a oferta desse tipo de exame é um avanço para a saúde da região da Calha Norte. “O contraste permite realçar estruturas que não são possíveis à visualização na tomografia simples, como vasos sanguíneos, tumores e órgãos de menor densidade. Isso garante diagnósticos mais precisos e orienta o melhor tratamento para o paciente”, explicou.
O médico destacou ainda que a tomografia com contraste é indicada em situações específicas, como suspeita de tumores previamente identificados em ultrassonografia, alterações vasculares e investigações de determinadas modificações no exame físico.
Atendimento 100% SUS e humanizado
Referência em saúde pública, o HRMJ atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 26 leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos de acolhimento para cuidados iniciais e acompanhamento dos pacientes.
Além das tomografias, o hospital oferece exames de colonoscopia, endoscopia digestiva, eletrocardiograma, raio-X digital, ultrassonografia (geral e com doppler), além de análises laboratoriais, ampliando a capacidade diagnóstica da região.
Texto de Uéliton Martins