
Hospital Regional de Oriximiná realiza capacitação para professores sobre a Lei Lucas
27/08/2025O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) promoveu, na terça-feira (26), um treinamento voltado aos professores da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Amélia Ferrari, com foco na Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018).
A legislação determina que escolas e estabelecimentos de recreação infantil realizem anualmente a capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. A norma surgiu após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, vítima de asfixia em um passeio escolar em 2017, fato que evidenciou a importância de profissionais preparados para agir em situações de emergência.
A atividade foi organizada pelo Comitê de Humanização do HRMJ e incluiu capacitação teórica e oficinas práticas de primeiros socorros na infância. Durante o evento, os professores receberam orientações para lidar com ocorrências como engasgos, quedas, traumas, queimaduras e paradas cardiorrespiratórias.
A gestora da Escola Municipal Amélia Ferrari, Alcilene Cardoso Coelho, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Esse projeto só veio enriquecer nossas experiências e habilidades em relação aos primeiros socorros, que são essenciais, principalmente na infância, onde há maior possibilidade de ocorrer incidentes”, disse.
Alcilene Coelho destacou ainda a relevância da parte prática da capacitação. “Nossos profissionais puderam treinar efetivamente as técnicas aprendidas a partir da teoria explanada pela equipe do hospital.”
Segundo a presidente do Comitê de Humanização, a enfermeira Nayana Azevedo, a proposta foi aproximar a saúde da educação, reforçando a segurança no ambiente escolar. “A nossa intenção foi oferecer essa capacitação para que os professores estejam preparados para atuar em situações de emergência, garantindo mais segurança às crianças”, afirmou.
Hospital de referência com atendimento 100% SUS
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é referência na região, com atendimento totalmente voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e tem 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de estrutura moderna para exames laboratoriais e de imagem.
A unidade oferece serviços em sete especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, clínica geral (internação), cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva (internação).
Texto de Uéliton Martins