
Hospital Regional do Baixo Amazonas promove ‘Semana de Fisioterapia’
17/10/2025
Equipe do hospital e profissionais residentes durante a programação no auditório do HRBA
O estudante João Pedro Oliveira Cordeiro, 21 anos, cursa o 8º semestre do curso de Fisioterapia na Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, região oeste do Pará. Esta semana, ele teve a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a área de atuação dele dentro de uma unidade hospitalar, a partir do compartilhamento de experiências dos fisioterapeutas do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA).
“Eu gostei bastante, as palestras foram ministradas por profissionais qualificados. É bom, que são temas, que a gente vê muito na teoria na faculdade e aqui podemos conhecer um pouco mais do dia a dia desses colaboradores no hospital. Eu penso em fazer a residência em terapia intensiva e se Deus quiser um dia trabalhar aqui. Então, para mim, foi muito importante”, destacou João Pedro.
Colaboradores, acadêmicos, residentes e profissionais formados participaram nos dias 15 e 16 deste mês da primeira “Semana de Fisioterapia”, promovida pelo Hospital Regional de Santarém. A unidade é referência no serviço, atuando na recuperação dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) neonatal, pediátrica e adulto; nas unidades de internação e também no setor de acolhimento do hospital, além da realização de consultas e sessões ambulatoriais. Hoje, o HRBA conta com 53 fisioterapeutas atendendo diariamente os pacientes.
O objetivo da programação foi comemorar o Dia do Fisioterapeuta, comemorado no último dia 13, e ofertar capacitação e qualificação a estudantes e profissionais da área. “Este ano, mudamos o formato de comemoração desta data e resolvemos fazer dois dias de conversa, troca de experiências. Nesse momento, demonstramos como é a atuação do fisioterapeuta na área hospitalar. Foram dois dias importantes, em que discutimos atualizações nas abordagens fisioterapêuticas”, explicou o coordenador do setor de fisioterapia do HRBA, Fábio Cunha Ribeiro.

HRBA tem mais de 50 fisioterapeutas
Durante a programação, foram abordados temas como: mobilização e estímulo nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica; Fisioterapia Hospitalar na Oncologia, o papel do Fisioterapeuta Intensivista Adulto; atuação Fisioterapêutica em Pós-Operatório de Membro inferior e de Cirurgias Torácicas/Abdominais; e suporte ventilatório não-invasivo Neonatal.
Um dos palestrantes foi o fisioterapeuta Cassius Xabregas, que é especialista na área de fisioterapia traumato-ortopédica. Ele aprovou a realização do evento e a possibilidade de abordar o dia a dia dos profissionais que atuam no HRBA.
“É extremamente importante que a gente possa trocar essa ideia com os profissionais e com os acadêmicos, para que eles possam ter mais conhecimento sobre a nossa área de atuação aqui dentro do hospital, com as técnicas que utilizamos e também de maneira geral, com a população santarena e do oeste do Pará. É um momento de trocar conhecimento. Foi uma iniciativa excelente”, afirmou.
Para a professora Liliana Wanderley, que é preceptora de estágio do curso de fisioterapia da Uepa, a programação foi importante não só para os universitários, mas também para ela enquanto profissional da área. “Achei maravilhoso. Eu trouxe meus alunos para que eles possam ver o que é, de fato, a fisioterapia, o que tem de bom na nossa área, a partir dos relatos e das experiências dos profissionais aqui do hospital. Esse é evento é muito importante, foram debatidos temas que estão muito em alta, e acredito que a programação complementa a formação dos estudantes e também a minha, já que teve muitos assuntos que fazia tempo que eu não via”.
“Somos um hospital referência também na fisioterapia e sabemos da importância desse serviço aos usuários que são atendidos aqui no HRBA. Então, além de homenagear os nossos colaboradores, decidimos ampliar a programação para um evento de capacitação, com temas relevantes aos profissionais e estudantes da área. Faz parte do nosso compromisso em desenvolver a saúde na região e ficamos muito felizes com a adesão e com o momento de aprendizado”, concluiu o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho.
Serviço – O HRBA é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Gustavo Campos (SECOM)