Hospital Regional do Marajó informa usuários sobre prevenção de doença renal crônica

10/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

As ações visam levar informações às pessoas para que previnam problemas nos rins

Referência na assistência aos usuários com insuficiência renal e que precisam de diálise para melhorar a qualidade de vida, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, celebrou o Dia Mundial do Rim nesta quinta-feira (10), com o objetivo de conscientizar a população para a importância do rim, e assim reduzir doença renais. A equipe multiprofissional realizou ação educativa para usuários e acompanhantes desde terça-feira (08).

Entre as atividades houve repasse de orientações sobre fatores de risco e prevenção da doença renal crônica, por meio de palestras, dinâmicas interativas, distribuição de material educativo e distribuição de sal de ervas, como forma de reduzir o consumo do sódio na alimentação ao incluir o uso de ervas, como alecrim, manjericão e orégano. A ação foi realizada no Centro de Hemodiálise do HRPM e Hall das Clínicas, para usuários, acompanhantes e funcionários.

Atendimento educativo aos usuários do Hospital do Marajó

A programação comemorativa foi encerrada com 28 avaliações nutricionais para usuários em atendimento no ambulatório. O usuário José Edilson Carvalho da Gama, 61 anos, residente em Rio Jacarezinho, distrito de Breves, foi ao hospital fazer exame de raio X, e gostou da ação. ‘É a segunda vez que estou vindo no HRPM. Gostei das orientações que me foram repassadas. Muitas coisas eu não sabia. Agradeço muito a iniciativa’’, disse José Edilson.

“O objetivo desta ação foi promover orientações para evitar doenças renais, e para que as pessoas também possam saber o que é uma doença renal, identificar os sintomas, para que não procurem o serviço de saúde tarde demais, quando a doença estiver mais avançada”, ressaltou a coordenadora do Centro de Hemodiálise do HRPM, Lucélia Cristina.

Diálises – Com 11 meses de funcionamento, o Centro de Hemodiálise registra mais de 1.700 sessões de diálise, entre abril e dezembro de 2021, e janeiro e fevereiro de 2022. A disponibilidade do serviço vem transformando a vida de usuários da região.

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com Doenças Renais Crônicas (DRC) avançadas é crescente. Atualmente, mais de 140 mil pessoas realizam diálise no País.

Mesmo com a estimativa de que em 2040 a doença renal crônica será a 5ª maior causa de morte no mundo, há uma persistente lacuna de conhecimento sobre a doença, que não tem sido preenchida. A Campanha do Dia Mundial do Rim 2022, idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) e coordenada no Brasil pela SBN, enfatiza a educação sobre doença renal em todos os setores de saúde.

Profissionais responsáveis pela programação

Estrutura – O Centro de Hemodiálise tem sete máquinas para hemodiálise ambulatorial e duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma de segurança. No momento, a unidade tem capacidade para realizar até 42 atendimentos semanalmente, durante três turnos.

O serviço conta ainda com equipe multiprofissional composta por médicos nefrologistas e cirurgiões vasculares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. O atendimento já beneficiou mais de 125 pacientes, internos e externos.

O HRPM integra a rede de saúde do governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM