Hospital Regional do Marajó realiza oficinas para mães de bebês internados nas UTIs

28/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

A atividade ajuda a aliviar a tensão no ambiente hospitalar

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), realizou oficina de artesanato com mães de bebês internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Neonatal, promovendo um momento de distração e reaproveitando materiais que seriam descartados. As participantes confeccionaram porta-trecos com latas de fórmulas infantis e leite, com acabamento em EVA.

A técnica em Enfermagem Elaine Moraes do Nascimento, 31 anos, mãe de Isabela Moraes, que nasceu com 28 semanas e pesando 1,400 kg, reconheceu o empenho da equipe de Nutrição “em conduzir essa ação para as mãezinhas de UTI. É muito importante sair dessa rotina de acompanhantes dos nossos filhos em longa permanência. Na oficina aprendemos, produzimos e interagimos. Teve troca de experiências. Gostei muito”.

O momento de distração

A nutricionista do HRPM, Jéssica Galúcio, informou que a ação visou principalmente mostrar às participantes maneiras de reaproveitar materiais que seriam descartados, e transformá-los em algo útil. “Dessa forma, contribuímos também para a preservação do meio ambiente. Foi muito bom associar um momento de distração e entretenimento para essas mães que acompanham seus bebês em uma rotina de UTI, por um longo período”, acrescentou Jéssica Galúcio, que contou com o apoio da nutricionista Yasmin Félix.

O HRPM é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Maicon Brilhante/HRPM