Hospital Regional do Sudeste do Pará proporciona conforto a bebês prematuros com polvinhos de crochê na UTI Neonatal

17/01/2024 Off Por Mozart Lira

Bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, recebem uma ajuda especial para se sentirem mais confortáveis e seguros: polvinhos de crochê que remetem ao útero da mãe.

Os oito tentáculos dos polvos lembram o cordão umbilical, proporcionando aos bebês uma sensação de segurança e conforto. Além disso, os polvinhos são feitos com materiais macios e antialérgicos, que ajudam a reduzir a tensão e inquietação dos bebês.

Lucilene Andrade, há 25 dias acompanha o filho, Vitor Daniel, internado na UTI Neonatal. Durante esse tempo o prematuro tem companhia especial, os polvinhos de crochê do Projeto Aconchego. “O Vitor adora o polvo dele, fica agarradinho nele o tempo todo. Acho que ajuda ele a se sentir mais seguro e confortado”, diz Lucineide.

A médica Daiana Rodrigues de Oliveira, diretora técnica do Hospital, explicou alguns benefícios do projeto para os prematuros. “Os polvinhos ajudam a acalmar os bebês, reduzindo a frequência cardíaca e respiratória. Além disso, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para o ganho de peso e desenvolvimento do bebês”.

A médica destacou ainda que o uso dos polvinhos não apenas humaniza o atendimento aos prematuros, mas também desempenha papel importante na mitigação de casos de ansiedade e depressão no futuro. “Essa abordagem reforça nosso compromisso com o bem-estar das crianças, especialmente dos bebês prematuros, e de suas famílias”, destacou.

Corrente do Bem – O Projeto Aconchego, realizado no Regional de Marabá, visa proporcionar amparo e ternura aos bebês internados na instituição. A iniciativa é possível graças à colaboração de voluntários artesãos, que produzem polvinhos de crochê com fios macios e coloridos.

Daiane Uszynski, analista de Humanização da instituição, expressou satisfação com a iniciativa. “Estamos orgulhosos do sucesso do projeto, os polvinhos além de efetivo no plano terapêutico, representam um presente repleto de amor e carinho aos bebês prematuros e suas famílias. Queremos expressar nossa sincera gratidão aos voluntários que desempenham um papel fundamental nessa corrente do bem”, destacou.

Fotos: Divulgação.

A artesã Crisnee Pessoa, voluntária do hospital, enfatizou a importância de participar da ação nobre. “É gratificante contribuir com o bem-estar desses bebês. Quando vejo as famílias felizes e os bebês confortáveis com os polvinhos, me sinto realizada. Agradeço a oportunidade de participar do projeto, e convido a todos que se interessarem e se voluntariarem também”, relatou.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade é a única da região a dispor de UTIs exclusivas para recém-nascidos e crianças, com nove leitos de UTI Neonatal, nove de UTI Pediátrica, e 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.A instituição é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Texto: Ascom/HRSP.