Hospital Regional do Tapajós comemora 166 anos de Itaituba

Hospital Regional do Tapajós comemora 166 anos de Itaituba

14/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional do Tapajós (HRT)

Nesta quinta-feira (15), o município de Itaituba completa 166 anos e sua história se entrelaça com a do saudoso Teófilo Olegário Furtado, um grande político, médico e entusiasta esportivo itaitubense, que dá nome ao Hospital Regional do Tapajós (HRT).

Olegário foi prefeito de Itaituba em duas oportunidades (1951-1944/1959-1962), deixando entre outros legados o antigo Estádio Municipal de Itaituba, que foi construído durante seu mandato, mas, na década passada, foi demolido para dar lugar ao HRT, inaugurado em 2020.

A unidade é referência em atendimento de alta complexidade na região do Tapajós e atende cerca de 250 mil pessoas, contemplando, além de Itaituba, os municípios de Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis entre outros.

As obras do hospital iniciaram em 2013, mesmo ano em que, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o deputado estadual Hilton Aguiar (Avante) apresentou um projeto de lei denominando de “Teófilo Olegário Furtado” o Hospital Regional do Tapajós, ainda em construção, sediando em Itaituba, cuja aprovação ocorreu em 2014.

A unidade, que reforça a rede de saúde pública no Sudoeste do Pará, foi projetada para ofertar atendimento de alta complexidade com uma estrutura de 164 leitos. O início das atividades deu-se em 09 de julho de 2020, no auge da pandemia de covid-19 e, naquele momento, a unidade tornou-se referência na assistência para tratamento da patologia. Após seis meses, em janeiro de 2021, o hospital passou a ser gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Durante esse período, a gestão implantou inúmeros serviços aos usuários e ampliou tantos outros, fortalecendo cada vez mais a rede de assistência à saúde pública, com o objetivo de melhor atender aos usuários do SUS.

O HRT é um presente aos moradores da ‘cidade pepita’ e região

O diretor-geral do Hospital Regional do Tapajós (HRT), Matheus Coutinho, conta que o amplo atendimento realizado na unidade, bem como o trabalho com qualidade e cada vez mais humanizado, envolve todos os setores do hospital e é fruto dos investimentos do governo do Estado, por meio da Sespa, em parceria com o ISMS. “Estes investimentos têm garantido o fortalecimento da rede de saúde, modernização de equipamentos e a oferta de novos serviços”.

Itaituba, a cidade pepita, como é carinhosamente denominada, está localizada na margem esquerda do rio Tapajós, destacando sua economia nos setores industrial, mineral e agropecuário, sendo, na década de oitenta, a base para o vale do Tapajós, maior região aurífera do Oeste paraense. Itaituba possui grande potencial ecoturístico, onde estão incluídos atrativos de beleza exuberante.

Texto: Moisés Sodré/HRT

Fotos: Divulgação