Hospital Regional do Tapajós inicia preparação para obter Acreditação

17/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Funcionários participaram da Jornada pela Excelência, que abordou o tema Consciência de qualidade: fazer o que é certo

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no Sudoeste do Pará, iniciou o processo de preparação para a Acreditação Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável por certificar processos que visam à segurança do paciente e redução de erros médicos.

Para atingir a meta, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) realizou, na semana passada, a Jornada pela Excelência com o tema “Consciência de qualidade: fazer o que é certo”.

Segundo a enfermeira Marcela Cristina, coordenadora de Qualidade do HRT, após o diagnóstico de medidas necessárias, ocorrido no final de setembro, a equipe do Núcleo se reunirá com todos os gestores da unidade para avançar na implantação de planos de ação voltados à Acreditação.

“Montamos um cronograma de ações a serem realizadas de forma conjunta com todos os colaboradores da unidade, visando à Acreditação. Já somos reconhecidos regionalmente. Agora buscamos a excelência na prestação de serviços de assistência à saúde e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou a enfermeira.

Ela destacou ainda que o processo vai proporcionar maior segurança da assistência oferecida ao usuário e aos profissionais; padronizar as técnicas e melhorar as condições de trabalho.

Para o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, o trabalho de aprimoramento de serviço é contínuo. “Leva meses, ou até anos, para se obter excelência, e nós buscaremos aperfeiçoar todos os setores, desde o acolhimento até a alta do paciente. O importante é buscar aprimorar quesitos como segurança e qualidade, visando ao bem-estar de todos. Estou esperançoso de que o HRT será o primeiro hospital acreditado da região do Tapajós, chancelando o padrão de qualidade oferecido para os usuários”, disse o gestor.

Colaboradores durante dinâmica no evento

Padrão de qualidade – A ONA é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de segurança e qualidade da saúde. Reconhecidos internacionalmente, os padrões definidos pela ONA são certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação formada por instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países, parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) na avaliação de padrões mundiais de qualidade em saúde.

O Hospital Regional do Tapajós é uma unidade da rede de saúde do governo do Estado, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Atualmente, a unidade conta com 153 leitos de internação, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal, oito ginecológicos e obstétricos, e cinco leitos UCI Canguru. Mantém ainda 16 leitos de pronto-atendimento, sendo seis adultos, seis pediátricos e quatro de estabilização (sala-vermelha), totalizando 169 leitos operacionais.

Texto: Moisés Sodré /HRT