Hospital Regional dos Caetés realiza primeiro baile para usuários com autismo

Hospital Regional dos Caetés realiza primeiro baile para usuários com autismo

15/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

 

O ‘Carnaval da Inclusão’ oficinas de confecção de máscara, acessórios e instrumentos musicais com materiais recicláveis

O Hospital Regional Público dos Caetés, em Capanema, município do nordeste paraense, realizou na manhã desta quarta-feira (15) o primeiro CarnaTEA, com o tema “Carnaval da Inclusão”. O bailinho foi organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa).

Promovido no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea Caetés), o evento proporcionou diversão aos usuários e seus familiares. A programação incluiu oficinas de confecção de máscara, acessórios e instrumentos musicais com materiais recicláveis, além da atividade caça ao tesouro.

Lenilce Nogueira acompanhou a neta Eloá, 2 anos, disse que achou “muito interessante as dinâmicas de Carnaval realizadas. A minha neta está adorando também, pois ficamos a maior parte do tempo em casa por não ter para onde ir, e aqui ela se diverte. O atendimento também é maravilhoso, pois são profissionais muito atenciosos e carinhosos”.

Usuários, acompanhantes e profissionais do Natea Caetés

Política pública – Desde que foi sancionada pelo governador Helder Barbalho, a Lei 9.6061/2020 viabiliza ações inclusivas no âmbito da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Segundo o enfermeiro Rafael Freire, é importante que as crianças participem dos eventos comemorativos. “Essas atividades são importantes para que a gente trabalhe com a criança as habilidades que ela precisa desenvolver juntos com os pais, com os estímulos sensoriais que temos aqui no Natea, com o time de especialistas e aplicadores que estão conosco”, ressaltou.

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC

Fotos: Divulgação