Hospital Regional dos Caetés registra mais de 9 mil atendimentos em fisioterapia

26/10/2023 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais e usuários comemoram o primeiro ano do serviço

Referência na assistência de média e alta complexidade para usuários do nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema, comemora um ano do Serviço de Fisioterapia com mais de 9 mil atendimentos, entre sessões de fisioterapia e consultas ambulatoriais.

A marca foi comemorada por profissionais e usuários da unidade, com testemunhos do compromisso da unidade hospitalar em oferecer tratamento e cuidados especiais, e relatos de histórias de recuperação da saúde.

Paciente Rosilene Rocha continua o atendimento no HRPC

Entre os usuários atendidos, Rosilene Rocha da Silva, 45 anos, residente em Capanema, falou sobre seu processo de reabilitação. “No dia 12 de novembro de 2022 sofri um acidente de moto e tive uma fratura exposta da tíbia e fíbula. Fui encaminhada, via Sistema Estadual de Regulação, para o Hospital Regional, onde fui submetida a duas cirurgias. Seis meses depois comecei as sessões de fisioterapia aqui. Quando cheguei nem sabia mais andar, mas pude contar com os cuidados da fisioterapeuta Carina Alves. Com ela dei meus primeiros passos, novamente”, contou.

A fisioterapeuta Carina Alves agradeceu o depoimento da usuária, cujo atendimento foi considerado um desafio devido à extensão de sua fratura, que causou limitações funcionais. “Além disso, ela apresentava medo e insegurança para andar após o acidente. Como profissionais, tivemos um papel muito importante, tanto na parte física quanto em oferecer o estímulo e encorajamento à independência funcional da paciente. O esforço individual, a assiduidade nas sessões e o comprometimento pessoal com seu próprio tratamento foram determinantes em sua evolução clínica”, detalhou a fisioterapeuta.

Usuária em sessão de reabilitação com Geyce Araújo

Recuperação – Segundo a supervisora da unidade de reabilitação do HRPC, Geyce Caroline Araújo, o tratamento terapêutico na unidade hospitalar visa recuperar as funções perdidas ou limitadas por algum trauma, patologia ortopédica, doenças neurológicas ou reumatológicas, além de contribuir para a recuperação da mobilidade, força, equilíbrio e flexibilidade, reduzindo a dor e prevenindo futuras lesões.

A profissional disse ainda que o diferencial no atendimento de seus usuários “é a promoção e um atendimento humanizado, individualizado, com equipamentos modernos, ambiente climatizado e profissionais constantemente qualificados e capacitados, que dispõem de uma estrutura oferecida no Ambulatório, com equipamentos de musculação para reforço muscular, gaiola de habilidades, anilhas, barras paralelas e balanços, entre outros suportes para o atendimento aos nossos usuários”.

Hospital Regional dos Caetés, em Capanema

O HRPC está inserido no Complexo Hospitalar dos Caetés, composto pela Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés. Em 2022 foram realizadas 2.360 consultas e 1.396 sessões de fisioterapia. De janeiro a setembro deste ano já foram registradas 899 consultas e 4.611 sessões de fisioterapia.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Ascom/HRPC