
HRAS usa atividades lúdicas para reforçar a importância da higienização das mãos
23/05/2023
Ação enfatizou a prática que é fundamental para o controle de infecções hospitalares
Aliar conhecimento à diversão foi a estratégia usada pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, para ressaltar cada vez mais a importância da higienização das mãos para uma assistência em saúde segura e de qualidade. A ação itinerante circulou na última segunda (22) e nesta terça-feira (23), por diversos setores da unidade, levando jogos educativos e brincadeiras para debater o tema entre os profissionais.
A iniciativa foi realizada em alusão do Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado no dia 5 deste mês, coordenada pela Comissão de Controle de Infecções (CCIH) do HRAS, e incluiu a caixa mágica, que possui luz negra e evidencia a presença de “sujidade” nas mãos, também houve as brincadeiras de dado, passa ou repassa, mitos e verdades, jogos da cena e dos sete erros. Um festival de dinâmicas para os reforçar os cinco momentos da higienização das mãos, e ainda demonstrar a técnica e o tempo de duração desse gesto que parece simples.
A supervisora do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do HRAS, Lígia dos Reis Pereira, enfatiza que a higienização das mãos é preconizada mundialmente e comprovada como a medida mais simples e eficaz para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. “O objetivo da nossa programação é incentivar os colaboradores quanto à higienização das mãos através da lavagem simples com água e sabão ou da fricção com álcool a 70%, além de frisar a importância do adorno zero dentro do ambiente hospitalar”, observou.

Profissionais participaram de atividades educativas
Participação – A técnica de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HRAS, Bárbara Di Paula, participou da atividade de perguntas e respostas passa ou repassa, considerou a dinâmica válida por testar os conhecimentos e gerar aprendizado. “Todas as informações repassadas foram relevantes, afinal, a lavagem das mãos é a medida de proteção mais importante para o controle de infeções”, comentou.
Atenta às dinâmicas, a técnica de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HRAS, Rafaela Rocha, saiu reflexiva da ação. “Dessa forma, a gente aprende, se diverte e relembra da importância dessa prática que salva vidas”, ponderou.
O diretor geral do HRAS, Jean Cleber, destaca que é essencial construir um ambiente assistencial seguro. “Um ato simples e que salva vidas precisa ser reforçado constantemente. Esses dois dias de atividades são apenas para reforçar o que já é trabalho ao longo do ano no hospital. Contamos com um setor e uma comissão de controle de infecções que orientam e dão suporte às diversas áreas da unidade. Isso faz toda a diferença e garante um atendimento de qualidade aos nossos usuários”, destacou.
Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom/HRAS
Foto: Divulgação