
HRBA reforça consciencialização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço
26/07/2024
Especialista reforça o quanto é importante realizar o diagnóstico precoce e buscar ajuda médica
Conscientizar e prevenir o câncer de cabeça e pescoço, este é o objetivo da campanha “Julho Verde”, apoiada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Nesta sexta-feira, 26, uma palestra sobre a temática envolveu profissionais, pacientes e acompanhantes.
Para Débora Pereira, cirurgiã de cabeça e pescoço, é sempre importante realizar o diagnóstico precoce, buscando sempre ajuda médica. A descoberta no estágio inicial aumenta a chance de sobrevida em até 90%.
“É importante justamente disseminar a informação para os pacientes saberem quais os sinais precoces do câncer e obter o diagnóstico o mais rápido possível, diminuindo os traumas do tratamento. As pessoas precisam desse conhecimento para saber do que devem suspeitar e procurar ajuda”, explica a médica.
Patrícia Mineiro, médica do setor de radioterapia do HRBA, destaca a importância da equipe multiprofissional tanto na prevenção quanto no tratamento, que vão do odontólogo que pode observar sintomas inicias, quanto dos médicos que acompanham as sessões de radioterapia.

Palestra envolveu profissionais, pacientes e acompanhantes.
“Cabeça e pescoço são áreas em que os pacientes oncológicos necessitam de reabilitação envolvendo fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionistas e na prevenção temos também os odontólogos que nos ajudam a investigar lesões pré-cancerígenas”, esclarece.
Natural de Alenquer, Olavo Carneiro passou a suspeitar da rouquidão persistente. Fumante por 30 anos, ele descobriu que tinha câncer na laringe e que vem superando com o apoio da família. “Não havia outros sintomas além da rouquidão. Mesmo assim procurei o médico e busquei atendimento em Belém, quando recebi o diagnóstico. Fiz cirurgia, passei por 28 sessões de radioterapia e hoje sigo fazendo o acompanhamento”, conclui o paciente.
Tratamento – Pode exigir intervenção cirúrgica, mas pode ser necessário sessões de radioterapia e quimioterapia. Tudo depende do local, da gravidade e do estágio do tumor, da idade e das condições de saúde do paciente.
Os fatores de risco estão ligados ao tabagismo e consumo exagerado de álcool. Outro fator é representado pela infecção pelo HPV, que também pode ser a causa da doença.
Serviço – Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.
Texto: Weldon Luciano/HRBA
Fotos: Divulgação