HRPC lança cartilha dos Direitos e Deveres dos Usuários do SUS

19/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Com o índice de satisfação dos usuários superior a  99%, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), por meio do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)/Ouvidoria, lançou nesta terça-feira (19), sua cartilha dos Direitos e Deveres dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação de educação foi realizada nas dependências da Recepção do Centro de Hemodiálise e na Enfermaria.

O evento contou com uma palestra ministrada nas áreas de atendimento que se estenderá aos usuários e seus acompanhantes, até amanhã (20). Com o intuito de conscientizar e orientar a todos no ambiente da unidade hospitalar, Géssica Marinho, supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)/Ouvidoria, enfatiza a importância do entendimento dos aspectos contidos a Cartilha para uma relação mais transparente e eficaz entre a instituição e seus beneficiários. “A palestra, além de ser um guia prático, representa um instrumento crucial para fortalecer a parceria entre a comunidade e o sistema de saúde, promovendo uma compreensão mais profunda e facilitando a comunicação entre a instituição e seus beneficiários”, explicou a profissional ao observar que as palestras sobre a importância da cartilha serão contínuas na unidade.

Marilza Teixeira dos Santos

Marilza Teixeira dos Santos, 38, residente em Capanema, acompanhante de sua mãe, Ortelina Teixeira dos Santos, de 73 anos, em atendimento com nefrologista, compartilhou sua experiência. “É muito importante ficar sabendo um pouco sobre nossos direitos e deveres. Agora vou me informar mais, vou até as redes sociais para ficar por dentro das demais informações”.

Dentro desse contexto, Géssica Marinho destacou que “a cartilha dos direitos e deveres do usuário é uma peça fundamental para assegurar o reconhecimento efetivo desse documento e seus princípios básicos de cidadania, ampliando a participação dos usuários na gestão do hospital”.

Equipe do Serviço de Atendimento ao Usuários (SAU)

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391

Texto: Felipe Brito/CHC