
HRPM promove ação de preservação ambiental para pacientes de longa permanência
18/07/2025
A iniciativa marcou o Dia de Proteção às Florestas
Na última quinta-feira (17), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, promoveu uma ação de humanização aliada à conscientização ambiental, voltada aos usuários de longa permanência. A iniciativa foi realizada pela Comissão de Sustentabilidade (CS) da unidade, em alusão ao “Dia de Proteção às Florestas”, e aconteceu na horta hospitalar. Usuários impossibilitados de se deslocar até a área externa também foram incluídos nas atividades por meio de ações adaptadas.
Membro da CS, a nutricionista Renata Feio, responsável técnica (RT) pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, explicou que a ação foi realizada em alusão ao “Dia de Proteção às Florestas” e idealizada especialmente para pacientes de longa permanência, que tiveram a oportunidade simbólica e afetiva de plantar uma muda de ipê-rosa.
“Foi servido um lanche adaptado às necessidades dos pacientes, com opções como milk-shake com módulo proteico, batata palito assada e hambúrguer. Essa ação foi muito significativa, pois o contato com o espaço sensorial, a horta e o jardim ajudaram os pacientes a aliviar a ansiedade gerada pela internação. Ver o sorriso e a alegria deles foi extremamente gratificante. Essa abordagem terapêutica foi muito bem-vinda para promover o bem-estar físico e emocional”, destacou.

Edilson Aleixo Fernandes, de 39 anos, plantou uma árvore e gostou de participar da ação
Aprovação – Há dois meses internado no HRPM, Edilson Aleixo Fernandes, de 39 anos, que enfrenta uma condição renal crônica, foi um dos pacientes beneficiados pela ação. Durante esse período, ele recebeu acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional da unidade, cuidado que ele faz questão de elogiar e reconhecer.
“Fiquei muito feliz com a surpresa, foi algo realmente importante e que eu não esperava. Aprendemos sobre a importância de proteger as florestas. Precisamos cuidar das nossas árvores!”, destacou.
Edilson acrescenta que a iniciativa teve um significado especial, pois, durante o período de internação, sentimentos como solidão, ansiedade e saudade da família podem surgir. “Mas a equipe do HRPM acolhe a gente. Desde a portaria até o pessoal da limpeza, da cozinha, da enfermagem… todos estão de parabéns. Eu não tenho do que reclamar. Foi muito emocionante”, finalizou.

A ação foi realizada pela Comissão de Sustentabilidade (CS) do HRPM
Horta hospitalar – O HRPM possui a maior horta hospitalar isenta de agrotóxicos da rede hospitalar pública do estado, com uma área de 180 m², que inclui cultivo hidropônico – uma técnica sem uso de solo, baseada em solução nutritiva. O projeto conta com um sistema de compostagem de resíduos orgânicos e promove oficinas para funcionários, pacientes e acompanhantes, incentivando o cultivo doméstico de hortaliças como alternativa sustentável e geradora de renda. O compromisso do hospital com a produção de alimentos saudáveis e a preservação ambiental já gerou impactos positivos, incentivando a criação de hortas domiciliares, comunitárias e escolares.
O “Projeto Horta Hospitalar” conquistou reconhecimento nacional ao receber o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que valoriza iniciativas socioambientais em unidades do SUS.
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, n.º1.266, Bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim/HRPM
Fotos: Divulgação