Humanização em Folia: “Bloco da Saúde” transforma rotina de pacientes no Hospital Regional de Oriximiná

Humanização em Folia: “Bloco da Saúde” transforma rotina de pacientes no Hospital Regional de Oriximiná

19/02/2026 Off Por ASCOM
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) promoveu uma ação especial de humanização para seus pacientes com a realização do “Bloco da Saúde” durante o carnaval, levando alegria e descontração para dentro da unidade hospitalar.
A iniciativa da Comissão de Humanização contou com a participação de outras áreas, como a equipe de nutrição, que distribuiu picolés aos pacientes, acompanhantes e profissionais, tornando o momento ainda mais leve e acolhedor.
A programação teve como principal objetivo fortalecer a interação entre pacientes e profissionais de saúde, promovendo um ambiente mais humano e acolhedor. Além da equipe hospitalar, acompanhantes também participaram da atividade, contribuindo para o clima de integração e celebração
De acordo com a gerente assistencial, Nayana Azevedo, a proposta foi proporcionar bem-estar em um período em que muitos gostariam de estar fora do hospital. “O objetivo principal é fazer essa interação, trazer bem-estar para dentro do serviço de saúde. É uma data que todo mundo está comemorando, e eles gostariam de estar lá fora. Mas não é por isso que vamos deixar de proporcionar esse momento aqui dentro. Foi muito bacana, um momento de alegria e compartilhamento”, destacou.
A analista de humanização, Jacimara da Cruz Valério, reforçou a importância de iniciativas como essa no ambiente hospitalar. Segundo ela, a humanização vai além do tratamento clínico. “A humanização enxerga o paciente como um todo, não se limita somente ao tratamento da doença, mas também envolve o emocional e o social. Ações como essa reduzem o estresse no ambiente hospitalar e promovem o bem-estar”, explicou.
Para os pacientes, o impacto foi imediato. Internada na unidade, Naira da Conceição da Silva Cardoso (foto à esquerda) ressaltou a importância do momento para a autoestima e o estado emocional de quem está em tratamento.
“É muito bom para nós, pacientes, principalmente para quem já está há mais tempo internado, como eu. Ajuda na nossa autoestima, para não ficar só naquela tristeza. A gente sorri um pouco. Nunca é tarde para sorrir. Foi muito bom, gostei muito”, afirmou.
A ação integra as estratégias de humanização desenvolvidas pelo hospital, que buscam tornar o ambiente de cuidado mais acolhedor e sensível às necessidades emocionais e sociais de pacientes e acompanhantes, reforçando que a saúde vai além do tratamento clínico e envolve também gestos de atenção, empatia e alegria.
Unidade de referência da Calha Norte
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é uma unidade de média e alta complexidade, referência para a região da Calha Norte. A instituição conta com 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oferecendo assistência integral, gratuita e humanizada à população. A unidade é 100% SUS e dispõe de uma equipe multiprofissional formada por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social.