“I Ação do Riso” proporciona bem-estar e diversão a usuários do Hospital Abelardo Santos

06/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

A programação envolveu pacientes e funcionários do HRAS

Responsável por liberar hormônios da felicidade no cérebro, como serotonina e endorfina, o riso é, realmente, um remédio que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. A aposentada Maria Helena Vieira, 72 anos, que aguardava nesta segunda-feira (6) – Dia Nacional do Riso – para fazer um ultrassom abdominal na recepção do Serviço de Diagnóstico e Imagem do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, foi surpreendida pela “I Ação do Riso”, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade.

Contagiada pela música e a dança, ela abriu um largo sorriso ao participar da atividade. “Eu achei maravilhoso. Adorei dançar! Amo dançar. Traz alegria e a gente se movimenta”, disse Maria Helena, em meio a gargalhadas.

Quem também se descontraiu com a ação foi Rivaldo Patrício, 41 anos. Ele se deslocou com a família do município de Benevides (Região Metropolitana de Belém), a 34 quilômetros da capital, para acompanhar a avaliação de uma junta médica sobre o tratamento da sua irmã, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do “Abelardo Santos”. “Uma brincadeira sempre alegra um dia pesado como esse. Até recebi um doce para adoçar a vida”, contou.

Dia Nacional do Riso com música e dança

Estímulos – A supervisora de Humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, destacou que o sorriso é uma expressão universal de alegria e bem-estar, que rompe várias barreiras internas. Por isso, o Hospital reconhece a importância de estimular boas risadas entre os pacientes e profissionais. E o Dia Nacional do Riso – 6 de Novembro -, foi uma ótima oportunidade para arrancar boas risadas das pessoas que circularam pela unidade de saúde.

“Iniciamos a ação com os nossos colaboradores logo pela manhã. Ao bater o ponto de uma forma diferente, ganhava um brinde. Foi muito divertido. Depois, nos direcionamos para as recepções, e a brincadeira continuou com os pacientes e acompanhantes, proporcionando leveza ao ambiente de espera”, explicou.

“Um ato tão simples, que só traz vantagens, como aliviar o estresse e diminuir a ansiedade. Isso representa ganhos significativos na satisfação dos usuários. Por isso, ao longo do ano investimos em ações de lazer, em que nossos pacientes possam interagir e rir um pouco, para amenizar o período de hospitalização”, ressaltou a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira.

Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos é uma unidade da rede de saúde pública do Pará, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRAS mantém 340 leitos de UTI e clínicos (pediátricos e adultos), atende a 13 especialidades médicas e conta com o serviço de equipes multiprofissionais, incluindo hidroterapia. Também oferece 20 tipos de exames de imagem e dispõe de 350 especificações para solicitação de diagnósticos laboratoriais.

Texto: Ascom/HRAS