Iniciativa “Tô de Alta!” comemora nova etapa na vida dos pacientes do Hospital Regional Santa Rosa
24/10/2025
Com o objetivo de promover a humanização do atendimento aos pacientes, o Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (HRBTSR), localizado em Abaetetuba, no nordeste do Estado, lançou, nesta sexta-feira (24), o projeto “Tô de Alta!”. A intenção é festejar com o paciente e seus familiares a alta médica, além de ressaltar o cuidado e a assistência prestada pela instituição.
O projeto “Tô de Alta!” nasceu da necessidade de marcar o momento da desospitalização de pacientes que estavam internados há muito tempo, celebrando essa conquista e ressaltando a importância do retorno ao seio familiar.
O setor de Humanização organizou a ação, que reforça o compromisso com o acolhimento, o bem-estar e o cuidado integral ao paciente. A celebração começou na enfermaria, onde algumas pacientes receberam alta. Os colaboradores e a equipe de enfermagem formaram um corredor humano até que as pacientes chegassem à recepção local de entrada e saída do hospital. Na oportunidade, a equipe de enfermagem enfatizou a superação, bem como a relevância da fé e do cuidado durante a internação.
Ao se despedir das pacientes Maria do Socorro de Oliveira Tavares, 63 anos, e Damiana Raimunda Santos dos Santos, 68 anos, ambas residentes em Barcarena, os coordenadores do projeto entregaram um buquê artesanal de girassóis, símbolo de luz, esperança e o início de uma nova etapa em suas vidas. A internação foi um momento de cuidado e atenção da equipe de saúde, segundo a paciente Maria do Socorro Tavares. Esse gesto reforçou o compromisso do Hospital Santa Rosa com a atenção ao paciente, estabelecendo um vínculo emocional e de cuidado contínuo após a alta.
Com muita emoção, a usuária Damiana dos Santos agradeceu por todo o acolhimento que recebeu e contou sobre os desafios que enfrentou durante a internação. “Agora, vou para casa e para a convivência com a minha família, com saúde e muita disposição. É gratificante para nós que ficamos durante muito tempo internadas. Essa comemoração ‘Tô de Alta’ simboliza um novo momento de nossas vidas, com respeito integral à vida”, frisou.
Texto: Wellington Hugles-Ascom/HRBTSR


