Regulação de leitos é debatida em dois dias de oficina na Sespa

Regulação de leitos é debatida em dois dias de oficina na Sespa

10/05/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos de José Pantoja (Ascom/Sespa)

Os processos de regulação que vão desde o acolhimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ao agendamento de consulta, exames e internações estiveram entre os conteúdos debatidos durante a I Oficina de Regulação da Sespa, nos dias 09 e 10 de maio.

Trata-se do I Módulo de Educação Continuada da Central Estadual de Regulação e conta com a participação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais ligados à regulação na saúde do Pará.

O diretor de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (DDASS) da Sespa, Guilherme Mesquita, durante a oficina

A atividade foi organizada pela Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde (DDASS) da Secretaria de Estado de Saúde Pública, a atividade teve como público-alvo médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Central Estadual de Regulação.

De forma específica, a oficina teve o objetivo de qualificar operadores de regulação sobre fluxos e protocolos de atendimentos eletivos e ambulatoriais e reforçar a necessidade de revisar e atualizar protocolos de acesso às consultas e exames especializados e internações em serviços de média e alta complexidade no Pará, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, durante o segundo e último dia da oficina

Segundo Nayara Nonato, coordenadora da Central de Regulação de Internação, vários aspectos do processo regulatório do Estado foram debatidos, de forma que os participantes puderam ter melhores esclarecimentos sobre o processo de busca de vagas para os pacientes que precisam de internação, cirurgia e outros serviços de saúde.

A programação da oficina ocorreu mediante as seguintes etapas: Regulação do Acesso; Fluxo Regulatório e Regulação Médica; Regulação de Terapia Renal Substitutiva; Mesa Redonda sobre Transporte Aeromédico; Regionalização; Rede de Cuidado da Oncologia, Fluxo Regulatório de Enfermagem; e Sistema Eco.

Ao participar do segundo e último dia da oficina, o secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz, parabenizou os participantes pela iniciativa, que foi importante para aperfeiçoar o acesso da população aos serviços de saúde, buscando a alternativa assistencial adequada e em tempo oportuno, para as necessidades do cidadão usuário do SUS.