
Julho Amarelo reforça o combate às Hepatites Virais em Mocajuba
17/07/2025Servidores do 13º Centro Regional de Saúde (CRS) estão atuando em Mocajuba em ações alusivas à campanha Julho Amarelo, de combate às hepatites virais. Ocorrida desde o dia 01º de julho, a iniciativa conta com a participação de profissionais de saúde locais, técnicos de IST e da Ouvidoria do 13º CRS.
As atividades, que visam educar e prevenir, estão sendo realizadas em diversos pontos estratégicos da cidade, alcançando um grande número de pessoas, de diversas faixas etárias, em especial o público adolescentes, jovens e adultos.
Os locais onde essas atividades vem sendo desenvolvidas são As ESF’s (Estratégias Saúde da Família), o Ginásio Poliesportivo Irmã Vieira e o Mercado Municipal, os quais se transformaram em centros de informação e atendimento.
Durante as ações, a comunidade tem acesso a:
* Materiais informativos: distribuição de folders explicativos sobre as hepatites virais.
* Orientações especializadas: Instruções detalhadas sobre as doenças, seus sintomas e formas de transmissão.
* Prevenção: dicas essenciais de prevenção e distribuição de preservativos.
* Vacinação: oferta da vacina contra a Hepatite B, um passo crucial na proteção individual e coletiva.
O principal objetivo dessa mobilização é apoiar e participar ativamente das ações de prevenção e promoção da saúde relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, em especial, às Hepatites Virais; e divulgar os canais de acesso ao serviço de Ouvidoria do SUS, conforme a programação estabelecida para o “Julho Amarelo”. Desse modo, a ação reforça seu compromisso com a saúde pública, garantindo que a informação e o acesso a medidas preventivas cheguem a todos.
A iniciativa vai seguir durante todo o mês de julho em dias programados. Todos os municípios que fazem parte do 13° CRS, foram incentivados a realizar a ação também.
No dia 17 de julho, participaram da ação ocorrida no mercado municipal os profissionais de saúde de Mocajuba, compostos por representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária em Saúde e Imunização, tais como Raquel dos Santos, Jundson Brito, Daelen Pereira, Larissa Costa. A equipe de IST do 13° CRS foi composta por Márcia de Jesus Valente e Francisco Alves, enquanto a equipe da Ouvidoria do 13° CRS foi composta por Denize Damasceno, Maeli Caldas e Vicente Cruz.