Mais de 580 bebês vacinados no primeiro mês da Sala de Vacinação do ‘Abelardo Santos’

Mais de 580 bebês vacinados no primeiro mês da Sala de Vacinação do ‘Abelardo Santos’

03/12/2024 Off Por Roberta Vilanova

A Sala de Vainação foi inaugurada em outubro deste ano no HRAS

Com pouco mais de um mês em funcionamento, a Sala de Vacinação do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, já vacinou 583 recém-nascidos com as vacinas BCG e contra Hepatite B. O espaço foi entregue no dia 17 de outubro deste ano. Um novo serviço que reforça o compromisso do Governo do Pará com a saúde infantil e garante proteção desde os primeiros dias de vida.

A equipe do ‘Abelardo Santos’ destaca que a vacina BCG previne formas graves de tuberculose, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. Por outro lado, a vacina contra a Hepatite B protege contra a infecção pelo vírus da hepatite B e é administrada em três doses: a primeira ao nascer (disponível no HRAS), a segunda até completar 1 ano de idade e a terceira entre 1 e 6 anos (as duas últimas disponível nas Unidades Básicas de Saúde).

Simone dos Santos, mãe do Bryan, disse estar aliviada após a vacinação do filho

Simone dos Santos, mãe do pequeno Bryan, compartilhou o alívio após a imunização do filho. “Agora podemos voltar para casa com mais tranquilidade em vários sentidos: primeiro, por saber que ele está protegido e com a saúde em segurança; segundo, por não precisar procurar essas vacinas em nosso município. Isso nos permite dedicar mais tempo para cuidar dele”, afirmou a autônoma.

Como referência em atendimento neonatal, nos últimos 12 meses o Hospital Abelardo Santos realizou 5.187 partos, dos quais 2.428 normais e 2.759 cesáreas.

Referência – Conforme a demanda do complexo obstétrico e neonatal, a nova sala tem capacidade para imunizar até 35 bebês diariamente e com isso, representa um passo significativo na oferta de assistência de qualidade e na garantia do direito à saúde, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Calendário Vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O professor Willian Araújo com a filha Skyler. Ele parabenizou o Hospital Aberlado Santos pelo serviço de vacinação.

Para a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, os números demonstram um saldo positivo no serviço. “Desta forma, reforçamos a importância de uma gestão eficiente e do acesso às vacinas, ferramentas essenciais para prevenir doenças graves e garantir um início de vida mais seguro para nossas crianças. Cada dose aplicada aqui representa cuidado, proteção e um futuro mais saudável para as famílias”.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Dentre os serviços, a unidade dispõe também de urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, com cinco salas de parto e 50 leitos de internação obstétrica.

Texto e fotos: Diogo Monteiro/HRAS