
“Método Canguru” proporciona emoção para mãe de gêmeos no Materno-Infantil de Barcarena
30/06/2023
Rosimeire Ramos da Silva com seus gêmeos que nasceram com 32 semanas de gestação
“Foi uma emoção tão grande quando eu segurei os meus bebês pela primeira vez no meu colo, através do ‘método canguru’. Sou quilombola e moro na comunidade Três Voltas, na zona rural de Santa Luzia do Pará e viajamos para tão longe, que eu nem sabia onde estava. Agradeço muito por ter tido essa oportunidade”, disse, emocionada, Rosimeire Ramos da Silva, mãe dos gêmeos.
O momento ocorreu no Hospital Materno Infantil de Barcarena (HMIB), Dra. Anna Turan, na região do Baixo Tocantins, que tem o “Método Canguru” como modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e à sua família e um forte aliado nos cuidados humanizados dentro da unidade.
Evolução – O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMIB, Nataliel Miranda, comemora a evolução dos gêmeos. “Ambos os gemelares nasceram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Capanema, de 32 semanas de gestação. O primeiro gemelar pesou 1.050 gramas e segundo 1.410 gramas. Eles vieram devido ao desconforto respiratório e prematuridade moderada, foram pra UTIN e hoje estão em ar ambiente na UCIN ganhando peso para receberem alta e irem pra casa”, adiantou.
Humanização – A enfermeira do HMIB, Brenda Laís Vasconcelos, explica que o método tem o objetivo de humanizar a assistência ao recém-nascido e aumentar o vínculo entre o bebê e os pais mais precocemente possível, sendo a principal conduta após a estabilidade clínica da criança. Além disso, ainda promove o desenvolvimento biopsicossocial e o conforto do neonato, por meio do contato pele a pele.
“O Método Canguru possibilita o contato direto, fazendo com que ambos sintam a respiração e os batimentos cardíacos um do outro. E pode ser realizado por qualquer integrante da equipe multiprofissional, que presta assistência ao neonato na unidade, onde somos regularmente capacitados, para orientar os pais a respeito da importância do Método aplicado e garantir segurança a eles”, enfatizou.
Perfil – O público-alvo do HMIB é de mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.
“O Método atende algumas das técnicas mais humanizadas, prazerosas e atrativas entre mãe e bebê. Dessa forma reforçamos o atendimento humanizado e de qualidade que é prestado às mães e bebês que recebemos devido sermos referência para esses atendimentos de média e alta complexidade”, ponderou o diretor executivo do HMIB, Flávio Marconsini.
Administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, está localizado na cidade de Barcarena, a 114 km de distância da capital Belém.
Texto: Ascom/HMIB
Fotos: Divulgação