Missa celebra os 40 anos do Abrigo João Paulo II

Missa celebra os 40 anos do Abrigo João Paulo II

24/11/2023 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

Localizada em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, a Unidade Especial Abrigo João Paulo II, vinculada ao Primeiro Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ganhou homenagens pelos 40 anos de fundação por meio de uma missa campal.

A unidade atende pessoas com sequelas de Hanseníase, remanescentes da antiga Colônia de Marituba, que recebia pessoas com a doença. Cerca de 100 pessoas, entre idosos que vivem na instituição e funcionários, participaram da cerimônia. A gestora do abrigo, Patrícia Pinheiro (foto abaixo, à direita), disse estar feliz pelo momento e festejar com alegria junto aos residentes e servidores que desempenham o trabalho.

A missa foi presidida pelo padre João Pilotti, que fez uma fala direcionada à história do abrigo. Logo após, os convidados, servidores e residentes puderam acompanhar as homenagens e apresentações socioculturais no refeitório da unidade.

A Unidade realiza seu trabalho por meio de convênio firmado entre a Sespa e o Instituto Francisco Perez, prestando assistência biopsicossocial de caráter asilar e ambulatorial às pessoas acometidas pela hanseníase remanescentes da antiga colônia de Marituba, que que possuem grau de incapacidade física e de necessidades especiais que os impossibilitam para o trabalho, somando a isso baixas condições socioeconômicas.

A instituição atende em regime ambulatorial e hospitalar, através de uma equipe multiprofissional que vai até a residência do atendido ou que atende na sede aqueles que têm condições de locomoção. São histórias de vidas, de isolamentos, preconceitos e ausências de vínculos familiares, os quais são atendidos por equipe multiprofissional composta por médicos, profissionais de Enfermagem, assistentes sociais, fisioterapia, terapia ocupacional e áreas administrativas.