Mostra de Artes Visuais abre o Terceiro Festival TEAlentos, no Centur

Mostra de Artes Visuais abre o Terceiro Festival TEAlentos, no Centur

27/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Noite de abertura da exposição

O Terceiro Festival TEAlentos começou nesta segunda-feira (27) com a Mostra de Artes Visuais na Galeria Benedito Nunes, no Centur, em Belém. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), o evento promove visibilidade, inclusão social e valorização das habilidades artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Mostra reúne 58 trabalhos de 16 artistas, com idade entre 10 e 38 anos. O público pode conferir artes gráficas, pinturas, desenhos e esculturas, de autoria de pessoas oriundas de diversos municípios, como Belém, Barcarena, Ananindeua, Ourém, Abaetetuba e Vigia de Nazaré. A exposição está aberta para visitação gratuita até sábado (1º), das 08 às 18 h.

Nayara Barbalho, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo

A novidade deste ano é que o Terceiro Festival TEAlentos inclui a Mostra de Artes Visuais e apresentações de música e dança no Theatro da Paz, no sábado, das 19 às 21h30. Todos os TEAlentos receberão troféu em reconhecimento simbólico à participação no evento.

“Aprimoramos a programação para atender a diferentes gostos e públicos. Por isso, convido a todos que prestigiem o Festival TEAlentos e conheçam, cada vez mais, o talento dos nossos artistas, pois tudo foi preparado com muito carinho”, ressaltou a coordenadora estadual de Políticas Públicas para o Autismo, Nayara Barbalho.

Expositor André Felipe Martins: desenho e futebol

Expositores – O estudante André Felipe Martins, 11 anos, expôs seus desenhos em homenagem a três ícones do futebol: Pelé, Cristiano Ronaldo e Messi. Mas um quarto desenho chamou atenção. “Sou eu mesmo no futuro. O futebol tem me fascinado ultimamente”, disse André Felipe, ao mostrar a medalha da sua participação na Copa TEA, que reuniu outras crianças com autismo e paixão pelo esporte. “Foi daí que começou também em colocar no papel meu gosto em jogar”, informou.

Danton Barroso faz homenagens a games, quadrinhos e literatura

Outro desenhista, o adolescente Danton Barroso, expôs em papel o Sonic da série de jogos eletrônicos; Peter Paker e o Homem-Aranha, e ainda uma homenagem ao escritor Machado de Assis. “Já tenho cerca de 50 desenhos. É uma estimativa, claro, mas preferi reunir esses quatro que gosto mais e mostrar às pessoas. Me sinto muito bem com isso, e interagir é muito importante”, disse.

Oriundo de Barcarena, o estudante Keven Borges expôs quatro artes gráficas sobre tecido, intituladas “Minitoug”, “Felicidade”, “Coelhinho Amarelo” e “Tob, a Raposa”. “Tô adorando esse momento, essa chance que estamos tendo de mostrar as artes que fazemos”, declarou Keven, sob o olhar da mãe, Francy Borges. “Que lindo o espaço que o governo do Estado está dando a esse público e às famílias. Nos sentimos acolhidos, sempre”, afirmou Francy.

Equipe da Coordenação de Políticas para o Autismo com os participantes da Mostra

Política pública – O Festival TEAlentos faz parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, desenvolvida por meio de ações da Sespa, que criou em 2020 a Cepa. Desde então, seis eixos principais com ênfase nas pessoas com TEA são trabalhados pela Cepa: saúde; educação; assistência social; cultura, esporte e lazer; trabalho e legislação. Todos têm apresentado avanços e conquistas que beneficiam pessoas diagnosticadas e seus familiares.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, celebrou o TEAlentos e as iniciativas da Sespa para a população com autismo. “Somos muito orgulhosos do trabalho que tem sido feito na gestão para as pessoas com TEA e suas famílias. O Festival possibilita o desenvolvimento de fontes de trabalho e renda para os participantes e, por esse motivo, quero convidar a sociedade a prestigiá-los e proporcionar essa visibilidade”, disse o titular da Sespa. O Festival TEAlentos é realizado em parceria com a TV Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A transmissão é feita pela TV Cultura e pelo canal do Governo do Estado no YouTube.

Texto: Mozart Lira/Sespa

Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará e Divulgação