Música, dança e orientação marcam abertura do Novembro Azul no Regional de Santarém

10/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Diretor técnico e enfermeiras da Oncologia abordaram a prevenção e combate ao câncer de próstata

Seu Edvaldo Manoel Silva do Nascimento, 68 anos, chegou ao Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, para mais um dia de tratamento. O que ele não sabia é que nesta sexta-feira (10) ele seria convidado a ouvir pagode na área externa da unidade.

“Só faltou a galinha caipira para completar, mas esse pagode foi muito bom. Tem pessoas que têm vergonha de buscar um tratamento, fazer um exame para saber se está tudo bem. Eu não tenho. Prefiro me cuidar”, afirmou o paciente, que há três anos é atendido pelo hospital.

Usuários e colaboradores do HRBA foram convidados a participarem da abertura da Campanha Novembro Azul na instituição. A programação contou com apresentações culturais, com voluntários do Projeto Dançando na Praça, além de orientações de saúde com as enfermeiras do setor de oncologia e o diretor técnico do Regional, Alexandre Gomes.

E o pagode ficou por conta do cantor santareno Rogginho. “Agradeço o convite do Hospital Regional, da direção. Fazer o bem nunca é demais. Sempre é melhor a gente tentar retribuir o carinho, respeito e consideração das pessoas através da música”, comemorou.

Campanha começa com apresentações culturais para usuários e colaboradores

Os participantes ainda passaram por uma dinâmica sobre a prevenção ao câncer de próstata e o HRBA ainda disponibilizou 100 exames de sangue PSA para os homens com mais de 40 anos, além de sortear um corte de cabelo e barba para um dos presentes.

Referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do Pará, o Regional de Santarém é uma unidade pertencente ao Governo do estado e administrada pelo Instituto Social Mais Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A campanha mundial Novembro Azul busca conscientizar o público masculino da importância da prevenção e da detecção precoce da doença, para o tratamento e a cura.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

“É um câncer que, em mais de 90% das vezes, se detectado de forma precoce, tem a possibilidade da cura com o tratamento adequado. Hoje, tive a oportunidade de falar sobre a questão da masculinidade e o tabu com o exame toque retal, abordando a importância deste procedimento para salvar vidas. O câncer de próstata não dá sintomas no início, então é muito importante a gente focar na prevenção desta doença”, explicou o diretor técnico do HRBA, Alexandre Gomes.

Colaboradores do Hospital na abertura da programação

A campanha Novembro Azul seguirá no Hospital Regional do Baixo Amazonas com mais ações para colaboradores e usuários, durante todo o mês.

Serviço – Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA