Mutirão de Vacinação contra Covid-19 vai desta sexta (11) a domingo (13)

11/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

As crianças de 5 a 11 anos de idade são um dos principais focos do mutirão até este domingo (13)

Esta sexta-feira (11) marca o primeiro dia do mutirão de vacinação contra covid-19, que ocorre nos 144 municípios paraenses, conforme anunciado nesta quinta (10), pelo governador Helder Barbalho. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), garantiu o abastecimento com as doses do imunizante para crianças a partir de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos, que estarão disponíveis, até o próximo domingo (13), nos postos de saúde de cada município. As prefeituras municipais são responsáveis pela execução da imunização.

As crianças são um dos principais focos do mutirão. O titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, ressalta que a programação é um incentivo aos pais para que levem seus filhos para vacinar e assim, afastar de vez o risco de uma nova onda de casos graves no Pará.

“Já somos o estado com o melhor índice de vacinação na região norte com mais de 77% da nossa população vacinada, mas precisamos nos manter alerta e ressaltar a importância de ter todo mundo imunizado. Por isso, levem as crianças, tome sua dose de reforço caso esteja atrasado e avise o máximo de pessoas que puder para não perder essa oportunidade”, pede o secretário. De acordo com informações divulgadas nesta quinta (10), pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, o Pará apresenta 77,12% da população a partir de 5 anos com a vacinação completa.

O mutirão promovida pelo governo do Estado também oferta vacinas para adolescentes, adultos e idosos

O Governo do Estado reforça a segurança da vacina, que passou por um processo de validação pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, o estado possui 830.633 crianças que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante.

O secretário-regional do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, assegura que na região oeste do Pará, o governo do Estado continua avançando com o processo de vacinação no combate à pandemia. “Conforme aumenta o número de vacinados, vamos percebendo claramente a redução do número de casos que precisam de internação. Isso é muito importante, não só pra Santarém, como para toda a região oeste paraense. Nós não temos outro caminho a não ser a vacina para combater e vencer a covid-19”, diz.

No mutirão serão aplicadas as vacinas da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer pediátrica. Além das doses para crianças, serão disponibilizadas vacinas para adolescentes, a segunda dose e a dose reforço (terceira dose) para adultos, os idosos também poderão procurar os postos para tomar a quarta dose do imunizante.

Para se vacinar, a pessoa deve procurar o Posto de Saúde do município onde mora

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O MUTIRÃO
Para receber a vacina, basta procurar os Postos de Saúde do seu município, levando um documento de identificação como RG, comprovante de residência e carteira do SUS.

Para quem vai receber a segunda dose ou reforço é necessário levar apenas o cartão de vacinação e o documento de identificação oficial.

O Mutirão será realizado de sexta (11) a domingo (13), em geral, no horário de 8 à 17h, nos Postos de Saúde dos 144 municípios. Confira as informações divulgadas pela sua prefeitura.

Texto: Secom
Fotos: Jader Paes e Marcelo Seabra/Ag. Pará