
Natea Caetés realiza a terceira edição da Oficina de Páscoa com integração entre crianças e familiares
17/04/2025Referência regional no atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Caetés, unidade vinculada ao Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), promove, nos dias 16 e 17 de abril, a terceira edição da Oficina de Páscoa.
A ação proporciona um momento de interação entre usuários, responsáveis e equipe multiprofissional, fortalecendo vínculos afetivos e o estímulo terapêutico por meio de atividades lúdicas. A programação da oficina inclui caça aos ovos, circuito motor, pintura no rosto, desenhos e ornamentação de ovos de Páscoa. Todas as atividades são realizadas durante as terapias, com a participação ativa dos familiares, tornando a experiência ainda mais significativa para as crianças.
A gerente do Natea Caetés, Tassilene Gonçalves, ressalta que a inserção das datas comemorativas nas atividades é fundamental para o estímulo das crianças e o fortalecimento dos vínculos com as famílias. “A Oficina de Páscoa é um momento de afeto e inclusão. Essas atividades fortalecem o vínculo entre família e usuário, além de potencializar os resultados terapêuticos que buscamos diariamente. Valorizamos muito a inserção das datas comemorativas na rotina do Natea, e na Páscoa não poderia ser diferente. São vivências que fazem diferença no processo de cada usuário”.
Para a fonoaudióloga Narissa Tragino, ações voltadas às datas comemorativas são de grande importância no processo de desenvolvimento dos usuários. “Assim como outras datas, é essencial inserir esses momentos na rotina. Elas trazem o lúdico e são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, motoras e sensoriais. Além disso, estimulam as funções cognitivas e permitem trabalhar a simbologia da Páscoa de maneira significativa. Neste evento, teremos atividades como a caça aos ovos e a decoração dos ovos de Páscoa, com a participação ativa dos pais”, destacou.
Aprovação – Iracilda Freitas Távora, 36 anos, mãe de Luís Paulo Távora de Lima, 5 anos, residente no município de Bonito, a 41 km de Capanema, compartilhou a importância do atendimento do Natea em sua rotina. “Meu filho realiza terapia há dois anos, aqui. Cada momento tem sido fundamental para o desenvolvimento dele. A oficina de Páscoa, por exemplo, é uma excelente oportunidade para trabalhar a parte lúdica e parte das habilidades. A inserção de datas comemorativas como essa é muito importante, pois contribui para o aprendizado de valores e para a interação com os colegas e família”.
A equipe multiprofissional do Natea Caetés é composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, enfermagem e cuidadores.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é formado pelo Hospital Regional, Policlínica e Natea, e integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito (Ascom/CHC)