Natea de Tucuruí realiza mais de 11 mil atendimentos no primeiro semestre

Natea de Tucuruí realiza mais de 11 mil atendimentos no primeiro semestre

29/07/2025 Off Por ASCOM

Natea garante acolhimento, terapias com equipe multiprofissional para crianças e adolescentes

O Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, realizou 11.274 atendimentos especializados no primeiro semestre de 2025 de janeiro a junho. A unidade oferece, em especial, suporte multiprofissional a crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com um cuidado contínuo e humanizado, que tem transformado para melhor a vida de muitas famílias da região.

O pequeno Miguel da Costa Ribeiro, 5 anos, é um exemplo do impacto positivo desse trabalho. Diagnosticado com autismo, ele recebe acompanhamento há três anos na unidade do Governo do Pará, com atividades de psicologia infantil, educação física e fonoaudiologia.

“O Miguel melhorou muito, principalmente no comportamento. Agora ele brinca, interage mais, come melhor, aceita as mudanças e dorme bem. Antes era muito difícil, ele nem se alimentava direito”, conta a mãe, Mirian Souza da Costa, moradora de Tucuruí.

Mirian Costa reconhece que o serviço mudou para melhor não só a rotina do filho, mas de toda a família. “Aqui somos acolhidos. O carinho e a dedicação dos profissionais fazem toda a diferença. Esse serviço mudou nossas vidas. Claro que ainda temos desafios, mas agora seguimos com mais esperança”, resume.

Outra mãe que reconhece o impacto positivo do Natea é Tainá Santos de Almeida , 25 anos, moradora de Tucuruí. A filha de Tainá, Yasmin, de 8 anos, realiza atendimentos há dois anos na unidade, com acompanhamento voltado principalmente para as atividades de psicologia e educação física. “A Yasmin ficou mais comunicativa, mais confiante. Isso trouxe leveza para o nosso dia a dia. O Natea virou parte da nossa vida e tem sido essencial para o desenvolvimento dela”, afirma.

Tainá Almeida também destaca o acolhimento como um dos diferenciais do serviço. “Somos bem recebidas e orientadas aqui no Natea. Criamos vínculos de confiança para a vida toda, esse espaço faz a diferença para a minha filha e para tantas outras crianças, pois elas recebem estímulo, carinho e têm a chance de sair do isolamento”, destaca.

Referência – O Natea da Policlínica Lago de Tucuruí, sob gestão do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento multiprofissional a jovens, crianças e adultos, com diagnóstico de TEA. A unidade oferece suporte contínuo em diversas áreas com foco no desenvolvimento integral dos usuários.

O trabalho é conduzido na instituição por uma equipe especializada, composta por profissionais como neuropediatra, pediatra, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, entre outros que auxiliam no tratamento.

De acordo com a coordenadora do Natea, Cláudia Godoy, o serviço vem se consolidando como referência em toda a região do Lago de Tucuruí, justamente por aliar acolhimento humanizado, escuta qualificada e terapias especializadas. “Estamos transformando vidas por meio do cuidado contínuo. Estimulamos habilidades sociais, cognitivas e motoras das crianças, além de oferecer suporte emocional às famílias, para lidar com os desafios do TEA”, enfatiza.

Cláudia ainda ressalta, que os números são mais do que estatísticas, representam vidas impactadas e histórias que seguem sendo construídas com esperança. “Cada atendimento que realizamos reflete um esforço conjunto por mais inclusão, mais autonomia e mais qualidade de vida para essas crianças e suas famílias. Por trás desses 11 mil atendimentos, existem pessoas que hoje acreditam mais em um futuro possível. É isso que nos move”, conclui.

Acesso – Para acesso ao atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada a especialidade identificada como Pediatria – Natea. A Pediatria é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do Natea e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.

Texto: Ascom Policlínica Lago de Tucuruí

Foto: Divulgação