Natea dos Caetés antecipa comemoração em alusão à Páscoa e promove programação inclusiva

Natea dos Caetés antecipa comemoração em alusão à Páscoa e promove programação inclusiva

29/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Ação inclusiva sobre a Páscoa envolveu usuários e acompanhantes

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, localizado em Capanema, no Nordeste Paraense, antecipou as comemorações em alusão à Páscoa e promoveu uma ação inclusiva com temática aos seus usuários e acompanhantes.

A ação, de caráter lúdico, foi composta por intervenções terapêuticas com oficinas da páscoa, repleta de animação, integração e cuidado, evidenciando o compromisso da instituição com o bem-estar de cada indivíduo atendido. Para tanto, foi elaborado um circuito psicomotor, confecção de acessórios com o tema da Páscoa, caça aos ovos, entre outras atividades conduzidas pela equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da educação física e cuidadores.

Atividades proporcionaram momentos de descontração aos usuários nas terapias

Essa iniciativa exemplifica o compromisso do Natea dos Caetés em proporcionar apoio integral e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Aursita (TEA) da região. A supervisora do Natea dos Caetés, Giselle Marçal, destacou que as atividades alusivas à Páscoa tem a finalidade de proporcionar momentos de descontração aos usuários nas terapias. “Desenvolvemos atividades lúdicas para trabalharmos a criação e manutenção de repertórios comportamentais como a criatividade e estimular a interação social dos menores.

Dedicamos esses dois dias da semana para que as crianças tivessem a oportunidade de participar de oficinas artísticas, brincadeiras, circuito psicomotor, oficinas de montagem de doces, caça aos ovos, entre outros’’.

Alycia Costa, terapeuta Ocupacional, explicou um pouco sobre a programação “As atividades alusivas às datas comemorativas têm o intuito de criar um ambiente cultural em que os nossos usuários possam ter contato com atividades mais livres, mas com relação direta aos símbolos e reflexões relacionadas a está data”.

Pedro Eder com se pai Manoel Ernesto Araújo Teixeira

Manoel Ernesto Araújo Teixeira, de 47 anos, pai Pedro Eder de Miranda Teixeira, de 13 anos, que já faz acompanhamento no Natea dos Caetés há um ano e meio, aprovou a iniciativa da instituição.

“Acho muito bom, pois é importante que meu filho conheça e participe dessas datas do calendário como uma forma de inclusão. Isso é muito gratificante. Ver também a participação de todos os profissionais no atendimento e na atenção contribui muito para o desenvolvimento dele”,disse o pai do usuário, residentes do municípios de Santarém Novo, a 43 km de Capanema.

Acesso aos serviços – Para ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés ser atendido no Natea Caetés, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, seja criança, adolescente e/ou adulto, deve seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo. Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que possuem a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços do Natea dos Caetés por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE). Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito/CHC

Fotos: Divulgação