Natea dos Caetés trabalha relações fraternas entre usuários e cuidadores em Capanema

Natea dos Caetés trabalha relações fraternas entre usuários e cuidadores em Capanema

07/06/2024 Off Por Roberta Vilanova

Momentos do encontro com pais e cuidadores de usuários atendidos na instituição

Com o objetivo de garantir momentos de cuidado aos pais/cuidadores de usuários. Isto é, cuidar de quem cuida, a gestão do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, promoveu, na quinta-feira (6), nova edição do encontro com pais e cuidadores de usuários atendidos na instituição com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação de educação em saúde e humanização, que  faz parte do Programa de Atenção ao Cuidador (Proac), contou com uma roda de Diálogo sobre comportamento social e brincar social, proporcionando um momento de diálogo e troca de conhecimentos e vivências com os acompanhantes dos usuários atendidos pela instituição. Ação foi conduzida pelo profissional de educação física Khalil Freitas, com o objetivo de oferecer aos pais e cuidadores informações valiosas para serem aplicadas no ambiente doméstico.

Segundo o profissional, a atividade de hoje vem como uma estratégia que deve ser exercitada na rotina da casa pelos pais e/ou acompanhantes terapêuticos, através de alguns brinquedos e jogos educacionais. “Muito importante passar aos pais e acompanhantes a importância da dinâmica com uso dos brinquedos como ferramentas para estimular o comportamento verbal, comportamento social e a imitação de cada um deles. Importante desenvolver o brincar com funcionalidade, no ambiente doméstico”, comentou, Khalil Freitas.

Ivoneide da Silva Ferreira, de 53 anos, com o filho Pietro, de 13 anos

Entre os participantes estava Ivoneide da Silva Ferreira, de 53 anos, mãe do Pietro Wiliam Ferreira Silva, de 13 anos, residentes no município de Capanema, que aprovou a iniciativa. “É muito importante esse momento de diálogo entre pais e acompanhantes, essa troca de conhecimentos com pais, aprendendo um pouco a cada dia como lidar com certas situações. Só tenho a agradecer’’, destacou.

A unidade integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno Espectro Autista (Natea).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito/CHC

Fotos: Divulgação