No Dia do Amigo, Hospital Regional em Santarém estimula homenagens em mural de fotos

20/07/2023 Off Por Roberta Vilanova

Mural da Amizade permite a interação entre os profissionais do HRBA

“A famosa Universidade Duke, nos Estados Unidos, fez levantamento e detectou que ao ter mais de quatro amigos existe a probabilidade de diminuir doenças cardíacas”, informa Lígia Ferreira, psicóloga clínica do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, município do oeste paraense. Diante da importância do aspecto emocional, o setor de humanização da unidade disponibilizou um mural de recados e fotos, para que os funcionários pudessem celebrar o Dia do Amigo, neste 20 de julho.

Os enfermeiros Cristian Bento e Andrea Diniz; a fisioterapeuta Celiane Pedroso e o pediatra Marcelo Yokoyama colocaram uma foto do grupo no mural. Eles se conheceram há sete anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do HRBA, e desde lá fortaleceram a amizade dentro e fora do local de trabalho.

“Nós passamos da ponte de apenas colegas de trabalho e passamos a ser uma família. Eu estou presente na vida de cada um deles, assim como eles estão na minha. A gente sabe que um pode contar com o outro. A gente se reúne uma vez no mês para uma atividade de lazer, e rende boas memórias”, contou Andrea.

O ser humano tem a necessidade de viver em sociedade. Ter amigos e manter amizades são fatores fundamentais para o desenvolvimento saudável. Segundo Lígia Ferreira, a influência das amizades é importante durante toda a vida do indivíduo. “Cada amigo apresenta uma função diferente no cotidiano da pessoa. A amizade é considerada uma importante fonte de bem-estar subjetivo e de felicidade, tão importante, com uma data especial para celebrar a amizade”, enfatizou.

Segundo ela, o grupo de amigos criado no Hospital Regional reflete de forma positiva no trabalho, principalmente porque estimula os outros colegas de profissão a buscarem “laços fraternos”. “Isso ativa a ocitocina, o hormônio que estimula a alegria e interação entre as pessoas, e com isso é possível minimizar o nível de ansiedade, estresse, batimentos cardíacos, pressão sanguínea e, consequentemente, baixa a chance de paradas cardíacas”, ressaltou a psicóloga.

Afeto entre os profissionais de saúde contribui para um ambiente de trabalho saudável

Mural da Amizade – O quarteto de amigos fez questão de atualizar a galeria de fotos. Eles registraram a união na frente do mural, instalado no corredor de entrada do Hospital. Mais de 200 funcionários escreveram bilhetes e fixaram fotos no local. No espaço, uma frase estimulou as homenagens: “Prove para todo mundo que o trabalho é melhor quando feito com amigos”.

Segundo o supervisor do Setor de Humanização, Douglas Caldeira, a ação foi pensada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HRBA, com o objetivo de resgatar memórias entre os funcionários no dia a dia das atividades profissionais. “A gente, às vezes, passa mais tempo no trabalho do que em casa, e isso faz com que muitos criem vínculos fortes de amizade”, acrescentou.

Douglas Caldeira disse que tem duas amigas muito especiais no Hospital, que têm dado suporte emocional importante a cada dia. “Eu não sou de Santarém, não tenho família aqui, e a Karla, Nerllen e Patrícia têm sido meu melhor refúgio nas horas que não estamos atuando profissionalmente. Um presente especial que o HRBA me proporcionou”, destacou.

Texto: Ascom/HRBA